João Garcia

As Obrigações de Serviço Público prejudicam o Faial

11 de Abril de 2024


Sustentabilidade

A Câmara Municipal demonstra um compromisso importante com o desenvolvimento sustentável do Concelho ao lançar a campanha "Horta Turismo Sustentável". Esta é uma boa iniciativa e visa reduzir efetivamente o consumo de água, equipando todas as unidades de alojamento turístico com reguladores de caudal, oferecidos pela autarquia, tendo como objetivo reduzir o fluxo de água em cerca de 50%. Esta medida promove não só a sustentabilidade ambiental, como também uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos.

Ermida de Santa Bárbara

A última intervenção neste templo foi conduzida e realizada pelo falecido Presidente da Junta de Freguesia das Angústias, José Bagaço, cujo legado inspira. Erguida em 1500, esta edificação é emblemática do património da ilha do Faial. Contudo, agora envolta em silêncio, testemunha a deterioração progressiva, sem eventos que a animem, vendo-se o seu estado a degradar-se a cada dia. É crucial reconhecer a importância de preservar este património histórico como uma conexão vital com o passado e uma fonte de identidade cultural para as gerações futuras. Além disso, tornar este espaço acessível às pessoas, seja através de iniciativas culturais, educacionais ou de lazer, pode revitalizar não apenas o edifício em si, mas também a comunidade local, criando um ponto importante para encontros, aprendizagem e apreciação da história local.

Associação de Guias de Portugal

O edifico que por muitos anos serviu como sede da 1.ª companhia das Guias de Portugal, localizada na ilha do Faial, está atualmente completamente abandonado na Rua Monsenhor António Silveira de Medeiros, na freguesia das Angústias. Embora tenha havido planos para sua reabilitação, hoje é apenas mais uma habitação em ruínas. Independentemente das possíveis alternativas, é lamentável testemunhar o atual estado do imóvel, por onde passaram gerações de crianças e jovens, integrados neste nobre movimento de ativismo.

Cartão de Cidadão

A Calçada Artística Portuguesa foi o elemento da cultura e identidade nacional escolhido para o novo cartão de cidadão, apresentado recentemente pelo Instituto dos Registos e do Notariado que afirma:

“Entre as alterações visíveis, o design, distinto do atual, liga a funcionalidade e as normas europeias a elementos da cultura e identidade nacional, como os motivos e padrões presentes no empedrado artístico da calçada portuguesa, sendo o Mar Largo o motivo principal."

Esta seleção evidencia o profundo significado da arte e habilidade que definem a cultura e identidade nacional. É um marco importante, considerando que a Arte e Saber-fazer da Calçada Portuguesa foi reconhecida como Património Cultural Imaterial Nacional em 2021, estando em curso o processo de candidatura para que seja reconhecida como património da humanidade pela UNESCO.

Lamento por isso que na nossa terra se tenha maltratado e destruído de forma tão displicente a nossa calçada portuguesa, como a do cimo do Largo do Infante, em frente ao Café Internacional e que o padrão da nossa Avenida, até ao antigo Largo Manuel de Arriaga, esteja a ser substituído por uma obscura técnica de “Não-saber” o que fazer com o nosso valioso património.

OSP

Mais uma vez, não conseguimos ter descanso na economia do Faial. São constantes as incertezas em relação às acessibilidades à nossa terra, o que naturalmente suscita preocupações para quem pretende aqui investir. As acessibilidades continuam a ser uma questão obscura, prejudicada pela incerteza negativa que é lançada sobre as rotas e sobre o Aeroporto da Horta. Todos os meses há notícias negativas. O recente concurso para Obrigações de Serviço Público não satisfaz as expectativas dos faialenses. Se este é um “presente envenenado” do antigo Governo Socialista da República, então o novo Governo da Aliança Democrata tem agora toda a legitimidade para revogar este concurso e garantir, de uma vez por todas, os 14 voos em julho e agosto, que nunca deveriam ter sido retirados aos faialenses. Chega de dramas, adiamentos e novelas sobre o Aeroporto da Horta!

Esperamos, também ver em breve, os novos Airbus 320Neo a operar no nosso aeroporto. Existiram, naturalmente, razões técnicas para ainda não terem cá vindo. A seu tempo, mas com certeza, os novos aviões não terão impedimentos de operar na Pista da Horta.

Sustentabilidade

A Câmara Municipal demonstra um compromisso importante com o desenvolvimento sustentável do Concelho ao lançar a campanha "Horta Turismo Sustentável". Esta é uma boa iniciativa e visa reduzir efetivamente o consumo de água, equipando todas as unidades de alojamento turístico com reguladores de caudal, ofer…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.
639
Outros Artigos de Opinião
"Dos 50 anos de Abril… Ao Aeroporto da Horta"
Carlos Faria

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.
"Onde é que eu estava no 25 de Abril (I Parte)"
Carlos Frayão

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.
"O Cravo Vermelho"
João Garcia

AO ABRIR DA MANHÃ
.
"Abril no sangue e um cravo tatuado no braço"
Isabel Lacerda

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.
"A História de Abandono da Igreja de Nossa Senhora…"
João Garcia

AO ABRIR DA MANHÃ
.
"Finalmente arrancou a 2ª fase da variante"
Carlos Faria

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.
"As Obrigações de Serviço Público prejudicam o Fai…"
João Garcia

AO ABRIR DA MANHÃ
.
"Democracia, mas não muita…"
Rui Gonçalves

A ABRIR
.
"Uma guerra movida por interesses que não são noss…"
Carlos Frayão

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.
"A Resignação da Asfixia das Liberdades"
João Garcia

AO ABRIR DA MANHÃ
.