João Garcia

Compromisso Comunitário: Processos de Reabilitação e Manutenção

19 de Março de 2024


Campo de Jogos da Antiga Rádio Naval da Horta

Situado numa área de fácil acesso, este espaço claramente necessita de uma intervenção similar à realizada no polidesportivo da Torre do Relógio e na Casa do Povo do Capelo. Dada a sua proximidade com a Escola do Mar e uma das maiores zonas residenciais da Cidade da Horta, é evidente a necessidade de uma reabilitação adequada. Destaca-se, ainda, a importância vital da revitalização de espaços como este para promover um estilo de vida saudável.

Suportes de Cartazes

Concluído mais um ciclo eleitoral, fica o desafio às entidades públicas de notificarem, pela primeira vez, os partidos políticos e as empresas para removerem das vias públicas as estruturas de suporte à propaganda. Como exemplos, mencionam-se as localizadas no final da Avenida, junto ao Colégio de Santo António, todas aquelas colocadas na Estrada Príncipe Alberto do Mónaco, assim como as situadas na Variante e noutros pontos do Faial. Algumas destas estruturas encontram-se em estado lastimoso, mas mais do que isso, trata-se de perpetuar elementos que não fazem parte da nossa paisagem nem da imagem que desejamos projetar.

Levadas

Completamente reabilitadas no ano de 2012, hoje encontram-se num estado caótico. É verdade que este Outono/Inverno não ajudou, no entanto, este período de mau tempo só veio agravar a falta de manutenção daquele trilho, nos últimos anos, podendo fazer-se a mesma observação para toda a rede de trilhos da ilha do Faial. A época alta está próxima e, sem uma intervenção rápida e eficiente, estaremos a transmitir uma imagem muito negativa.

Ordenamento do Cabeço Gordo

Há muito tempo que o Cabeço Gordo, o ponto mais alto da nossa ilha, carece de uma intervenção de ordenamento das infraestruturas ali instaladas e uma limpeza. São várias as operadoras de telecomunicações que utilizam aquele espaço, mas também são evidentes os desleixos e a falta de cooperação entre todas elas. Existe um projeto para o reordenamento daquela zona, terá pelo menos dez anos, uma excelente oportunidade para, em conjunto com o Governo Regional dos Açores, as empresas darem um bom exemplo ambiental ao requalificar uma área protegida que tem sido negligenciada pelos operadores, aos quais todos nós pagamos para utilizar o espaço público.

Marina da Horta

Os pontões ainda não foram substituídos, evidenciando-se a degradação que compromete a segurança. Estamos a iniciar a época de travessias do Atlântico e a situação mantém-se inalterada. Já sublinhei anteriormente a importância e a urgência desta questão neste espaço de opinião. Não foi suficiente trazer pontões em segunda mão de uma Marina de São Miguel e "oferecer" à Marina mais movimentada dos Açores. Tudo se mantém na mesma, até quando?

Cabos Submarinos

A Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta, com especial destaque para o seu Presidente, Professor Doutor Henrique Melo Barreiros, em conjunto com os Amigos dos Cabos Submarinos, demonstram uma notável persistência. Foram realizadas recentemente duas sessões públicas para assinalar os 130 anos da instalação do 1.º Cabo Submarino entre Carcavelos e a Horta, uma na Cidade da Horta e outra em Lisboa, destacando-se o exemplo e a clarividência da memória daqueles que deram início a este processo e que já não se encontram entre nós, assim como a coragem daqueles que continuam empenhados neste nobre objetivo. A reabilitação da Trinity House e a subsequente instalação do Museu dos Cabos Submarinos devem concretizar-se num curto espaço de tempo, pois, apesar da adjudicação, o processo não avançou, mantendo-se tudo na mesma, o que não dignifica este movimento cívico nem presta homenagem aos antigos telegrafistas. Na semana passada, faleceu na nossa cidade um dos últimos telegrafistas residentes, o Senhor Fernando Morrison, pessoa dedicada ao desporto, mas também uma referência desta ilha. Todos que ainda cá estão e os que já partiram mereciam ter tido um tratamento distinto e respeito pelo que quiseram deixar para as próximas gerações.

Jardins de Arriaga

Outro projeto estagnado, onde simbolicamente uma árvore foi plantada, que infelizmente já morreu, revelando que o processo permaneceu apenas nas intenções. É chegada a hora de abordar de forma mais dedicada o que foi prometido aos faialenses. É tempo de deixar de criar ilusões e focar na concretização.

Campo de Jogos da Antiga Rádio Naval da Horta

Situado numa área de fácil acesso, este espaço claramente necessita de uma intervenção similar à realizada no polidesportivo da Torre do Relógio e na Casa do Povo do Capelo. Dada a sua proximidade com a Escola do Mar e uma das maiores zonas residenciais da Cidade da Hor…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.
482
Outros Artigos de Opinião
"Onde é que eu estava no 25 de Abril (I Parte)"
Carlos Frayão

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.
"O Cravo Vermelho"
João Garcia

AO ABRIR DA MANHÃ
.
"Abril no sangue e um cravo tatuado no braço"
Isabel Lacerda

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.
"A História de Abandono da Igreja de Nossa Senhora…"
João Garcia

AO ABRIR DA MANHÃ
.
"Finalmente arrancou a 2ª fase da variante"
Carlos Faria

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.
"As Obrigações de Serviço Público prejudicam o Fai…"
João Garcia

AO ABRIR DA MANHÃ
.
"Democracia, mas não muita…"
Rui Gonçalves

A ABRIR
.
"Uma guerra movida por interesses que não são noss…"
Carlos Frayão

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.
"A Resignação da Asfixia das Liberdades"
João Garcia

AO ABRIR DA MANHÃ
.
"Sinais de esperança"
Carlos Faria

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.