João Garcia

Desafios e Oportunidades

05 de Março de 2024


Casas dos Florestais e dos Cantoneiros - No início do século XX, os Serviços do Estado realizaram grandes investimentos na plantação e conservação de florestas, na limpeza de trilhos e na regulação da caça, construindo as "casas dos Guardas-Florestais” para melhorar as condições de trabalho dos envolvidos. Algumas dessas infraestruturas serviam de habitação, enquanto outras funcionavam como locais de descanso ou abrigo para equipamentos, como as “casas dos cantoneiros”. Infelizmente, as casas recuperadas entre 2006 e 2009 no Parque Natural do Faial estão agora completamente abandonadas e a deteriorar-se, incluindo duas utilizadas pelos visitantes da Caldeira. É crucial evitar o seu desaparecimento e desenvolver planos de manutenção para preservar este património.

 

Fonte das Areias - Localizada na freguesia do Capelo, encontra-se num estado lamentável, após ter sido totalmente reabilitada em 2012, refletindo o abandono do património. Este importante legado da família Dabney foi a primeira fonte de água potável daquela freguesia, melhorando a qualidade de vida dos seus habitantes. Atualmente inserida no Trilho dos Dez Vulcões, atento o seu valor patrimonial e visibilidade, urge apelar à sua reabilitação.

 

Cinquentenário das Casas do Povo – Tem-se vindo a assinalar o 50.º aniversário das Casas do Povo na nossa ilha, instituições que merecem uma saudação especial pelo papel social, desportivo e cultural que desempenharam nas últimas cinco décadas. A minha proximidade à Casa do Povo do Capelo permitiu-me acompanhar de perto e testemunhar a sua importância. Esta instituição oferece uma variedade de serviços, incluindo apoio social a idosos, cuidados infantis, serviços de saúde, atividades culturais e desportivas. As Casas do Povo têm sido pilares essenciais nas comunidades locais, contribuindo significativamente para o bem-estar e desenvolvimento das mesmas. São Instituições Públicas de Solidariedade Social que devem merecer todo o apoio e carinho, onde assume particular destaque o papel voluntário de todos os dirigentes que mantém estas importantes entidades a funcionar.

 

Centenário – As celebrações do Sporting Club da Horta continuam em curso, com momentos de elevada qualidade, como é o caso da exposição que está patente na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça até ao dia 24 de maio, evidenciando a importância dos clubes no dia-a-dia da ilha do Faial. Destaca-se o excelente trabalho realizado pela equipa do Museu da Horta e pelos sócios que deram um contributo valioso, especialmente José Manuel Medina Garcia. Na inauguração, que teve lugar no passado dia 16 de janeiro, esteve presente a Diretora do Museu do Sporting Clube de Portugal, Isabel Vitor, que proferiu uma palestra. Recorda-se que o Clube da Rua Eduardo Bulcão é a 80ª filial do Clube de Lisboa. No dia 16 de fevereiro, o Teatro Faialense acolheu a celebração do centenário do 1.º Sarau Musico-Literário, um momento muito bem-sucedido, perante um grande número de pessoas, onde fomos transportados pela história do Teatro na nossa ilha.

Estas iniciativas merecem elogios, pois enriquecem a nossa cultura e promovem o espírito comunitário que tivemos e necessitamos de continuar a ter. O empenho demonstrado pelos organizadores e participantes reflete o amor pela preservação das nossas tradições desportivas e culturais locais.

 

Habitação – No âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência, a Câmara Municipal da Horta irá disponibilizar, a médio prazo, 80 habitações, uma medida excelente para fixar jovens e proporcionar habitação adequada a quem dela necessita. Esperamos que o Governo Regional, em colaboração com os Municípios, também desenvolva um programa eficaz para a aquisição e reabilitação de imóveis degradados nos centros urbanos. É um facto que a reabilitação de imóveis tem sido impulsionada pelo alojamento local e, consequentemente, pelos proprietários privados, o que contribui para a melhoria da reabilitação urbana e traz boas consequências para a comunidade. No entanto, há uma necessidade premente de intervir em numerosos imóveis na Cidade da Horta, muitos de propriedade privada, mas também muitos pertencentes a entidades públicas.

 

Fábrica do Peixe – O início da empreitada de requalificação do espaço da antiga Fábrica, localizado no lugar do Pasteleiro, e a sua transformação num Tecno-Polo, representam um marco significativo no avanço científico e económico da região. Com um investimento base considerável, o projeto abrange uma variedade de instalações, incluindo uma Incubadora Azul, um Centro de

Aquicultura e laboratórios para o Parque Marinho dos Açores, refletindo um compromisso abrangente com o desenvolvimento sustentável e inovador. Espera-se que, após a conclusão das obras, todos os procedimentos e valências estejam prontos para servir rapidamente a comunidade científica e os cidadãos dos Açores.

Casas dos Florestais e dos Cantoneiros - No início do século XX, os Serviços do Estado realizaram grandes investimentos na plantação e conservação de florestas, na limpeza de trilhos e na regulação da caça, construindo as "casas dos Guardas-Florestais” para melhorar as condições de trabalh…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.
514
Outros Artigos de Opinião
"Onde é que eu estava no 25 de Abril (I Parte)"
Carlos Frayão

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.
"O Cravo Vermelho"
João Garcia

AO ABRIR DA MANHÃ
.
"Abril no sangue e um cravo tatuado no braço"
Isabel Lacerda

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.
"A História de Abandono da Igreja de Nossa Senhora…"
João Garcia

AO ABRIR DA MANHÃ
.
"Finalmente arrancou a 2ª fase da variante"
Carlos Faria

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.
"As Obrigações de Serviço Público prejudicam o Fai…"
João Garcia

AO ABRIR DA MANHÃ
.
"Democracia, mas não muita…"
Rui Gonçalves

A ABRIR
.
"Uma guerra movida por interesses que não são noss…"
Carlos Frayão

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.
"A Resignação da Asfixia das Liberdades"
João Garcia

AO ABRIR DA MANHÃ
.
"Sinais de esperança"
Carlos Faria

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.