13 de Março de 2025
Governo estuda privatização da Portos dos Açores e Atlânticoline
Lusa

Autor do Artigo
202
Outras empresas públicas estão na lista

O Governo dos Açores anunciou ontem que encomendou um estudo sobre a melhor forma de privatizar várias entidades públicas, como o Teatro Micaelense, a Atlânticoline, o IROA, o IAMA, a Portos dos Açores ou a Lotaçor.

“O que está em causa neste momento é tomar decisões em relação aos ativos que temos entre mãos, para além do golfe e da SATA. Tomar decisões, se é sobre extinção, cessão, alienação ou fusão. É preciso decidir. Para decidir, temos de ter os dados”, afirmou o secretário das Finanças, Planeamento e Administração Pública.

Duarte Freitas falava no plenário da Assembleia Legislativa, na Horta, durante um debate de urgência sobre o setor público empresarial regional pedido pelo Chega.

O secretário regional revelou que o Governo dos Açores vai estudar a privatização do Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, da empresa de transporte marítimo Atlânticoline, do Instituto Regional de Ordenamento Agrário (IROA), do Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA), e das entidades que gerem os portos e as lotas da região, a Portos dos Açores e a Lotaçor, respetivamente.

“Há áreas de negócio da Portos dos Açores que podem ser geridas por privados. Da Lotaçor também. Do IAMA, do IROA, do Teatro Micaelense e da Atlânticoline [também]”, defendeu.

Segundo o governante, existem quatro hipóteses para aquelas entidades que podem ser privatizadas em “parte ou no todo”: a fusão, alienação, cessão ou extinção.

"Há várias possibilidades. Ninguém está a dizer que a abordagem que vamos ter no IAMA vai ser idêntica ao Teatro Micaelense”, destacou.

Duarte Freitas adiantou que o estudo vai ser realizado pela consultora Deloitte (que terá dois meses para concluir o documento) e garantiu que “não há nenhum risco para nenhum funcionário” daquelas entidades.

“O estudo é para ajudar a decisão. Quem decide são os políticos”, declarou.

Duarte Freitas assegurou, também, que não é intenção do Governo Regional alienar parte da holding da elétrica dos Açores (EDA) e detalhou que as opções para a venda da SEGMA e da Globaleda serão conhecidas até ao final de março.

“Não vamos fazer tudo ao mesmo tempo, nem tudo da mesma forma”, reforçou.

O Governo dos Açores anunciou ontem que encomendou um estudo sobre a melhor forma de privatizar várias entidades públicas, como o Teatro Micaelense, a Atlânticoline, o IROA, o IAMA, a Portos dos Açores ou a Lotaçor.

“O que está em causa neste momento é tomar decisões em rela…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
PJ deteve suspeito de assaltar banco em São Miguel
.
Efeitos no clima de perda de gelo marinho do Ártico poderão sentir-se na Península Ibérica
.
Bolieiro valoriza novo modelo do subsídio de mobilidade mas discorda do teto de 600 euros
.
Depressão Laurence mais afastada dos Açores do que previsto
.