O PS Faial manifestou, em comunicado, o seu “profundo repúdio” face às declarações do deputado Paulo Moniz por ocasião da sua visita ao Faial, esta semana.
Segundo os socialistas, o cabeça de lista da AD “tenta, de forma oportunista e infundada, atacar o Partido Socialista e o seu líder nacional a propósito da ampliação da pista do Aeroporto da Horta”.
Estas afirmações são não só “enganosas” como representam um “desrespeito para com o trabalho coletivo desenvolvido ao longo dos últimos anos”, refere o comunicado.
O PS esclarece que o projeto de execução da ampliação resulta “exclusivamente” de uma colaboração institucional entre a Câmara Municipal da Horta, o Governo da República (liderado pelo PS) e o Governo Regional dos Açores.
“O Deputado Paulo Moniz não sabe, talvez por não se ter informado, que a decisão da execução do projeto de ampliação ser feita pela edilidade da Horta, foi acordada de uma forma unânime entre o ministro Pedro Nuno Santos e o grupo de trabalho (com representação pluripartidária) da Câmara Municipal da Horta, para ampliação da pista da ilha”.
Os fundos provenientes do Governo da República foram assegurados ainda durante o mandato de Pedro Nuno Santos como ministro das Infraestruturas. Curiosamente, é precisamente este antigo ministro que Paulo Moniz agora tenta atacar, evidenciando “incoerência e falta de seriedade”, acusam os socialistas.
O comunicado lembra que o compromisso com o Aeroporto da Horta foi retirado do Orçamento de Estado para 2025 pelo Governo da AD, “com o apoio explícito de Paulo Moniz, que chegou mesmo a votar contra uma proposta apresentada pelo PS para reintroduzir esta prioridade estratégica. Este voto permanece injustificado”.
E o mesmo texto reitera que o voto de protesto apresentado pelo PS na Assembleia Municipal da Horta, condenando a ausência desta ampliação no Orçamento do Estado, foi aprovado por unanimidade, incluindo pelos representantes do PSD.
“A postura do deputado é, por isso, politicamente irresponsável e desonesta”.
A propósito do assunto o PS sugere esclarecimento público do presidente da Câmara.
Paulo Moniz saúda Câmara da Horta
Na sua visita ao Faial o cabeça-de-lista da AD pelo círculo dos Açores, Paulo Moniz, saudou a Câmara Municipal da Horta “por ter assumido a responsabilidade do projeto de ampliação da pista do Aeroporto da Horta, rejeitado pelo socialista Pedro Nuno Santos”.
E acrescentou que “este é um processo que está a ser liderado pela Câmara Municipal da Horta que, em boa hora, chamou a si a responsabilidade de executar este projeto, porque era um projeto que competia executar pelo então ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos e que, nas mãos deste, nunca teve qualquer desenvolvimento”.
Paulo Moniz considera de “uma desfaçatez política extraordinária”, da parte do Partido Socialista, “vir a público agora dizer que se comprometeu e cumpriu com os faialenses, quando foi precisamente o contrário e nada fez”.
O candidato assegura que a Coligação PSD/CDS/PPM “tem o compromisso de, uma vez concluído o projeto de execução, quantificada a obra, junto do Governo da República e da Assembleia da República, seguir de perto o processo que levará o Governo liderado por Luís Montenegro a inscrever a obra em fundos europeus”.