O Governo adquiriu um novo mamógrafo para o Centro Oncológico dos Açores, em Angra do Heroísmo, para substituir o equipamento que “funcionava há mais de três décadas” e permitir “uma melhor deteção do cancro da mama”, foi ontem anunciado.
De acordo com uma nota de imprensa do executivo açoriano, este mamógrafo representa um investimento de 241 mil euros, suportados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Citada na nota de imprensa, a secretária regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi, explica que se trata de um equipamento de “última geração”, que “permite melhor visualização e deteção do cancro da mama”.
Com este novo mamógrafo, os exames serão feitos com “menor radiação e até com mais conforto para as utentes, uma vez que se ajusta à anatomia de cada mulher e define automaticamente a pressão estritamente necessária”, acrescentou a governante.
“Este equipamento permite ainda trabalhar com menores doses de radiação, uma redução que pode chegar até aos 30%. Além disso, permite exames 3D de alta definição, para melhor avaliação dos nódulos mamários, distorções e microcalcificações”, assinala, também, a nota.