26 de Maio de 2023
Escuteiros são “Academia do Voluntariado”
Lusa

Autor do Artigo
70

A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) felicitou o Corpo Nacional de Escutas (CNE), cujo centenário se assinala no sábado, por ser “uma Academia do Voluntariado de excelência, onde tudo é feito a pensar no outro”.

Para a confederação presidida por Eugénio Fonseca, o CNE, “a maior organização juvenil portuguesa (…) nunca perdeu a identidade, orientada por valores determinantes para o integral crescimento humano, nem jamais se desviou da sua missão por estar assente num dos pilares mais consistentes da construção de qualquer sociedade como é a educação no que ela pode ter de mais nobre”.

“O CNE sempre manteve o seu vigor e temáticas hoje tão propaladas, como cidadania, relações intergeracionais, ecologia, integração social, não são novidade para o movimento escutista”, acrescenta a CPV numa nota publicada na sua página na Internet, acrescentando que “no que respeita à cidadania, entre outras dimensões, uma das que mais o CNE evidencia é a prática do voluntariado que já vai muito para além do dever de praticar uma boa ação quotidiana.”

Segundo a CPV, “são poucas as campanhas de solidariedade - a nível local, regional ou nacional - em que não estão envolvidos escuteiros de qualquer idade, mas é importante saber que 50 mil têm menos de 18 anos. Fazem-no sem qualquer contrapartida. Praticam ações voluntárias que a atual Lei de Bases do Voluntariado não reconhece nem valoriza”.

Mais de 23 mil escuteiros de todo o país vão comemorar no sábado, em Braga, o centenário do Corpo Nacional de Escutas (CNE), que conta com cerca de 67 mil membros.

As comemorações, para as quais são esperadas as presenças do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, vão desenrolar-se ao longo de todo o dia, estando previstas muitas centenas de atividades, como jogos, oficinas ou concertos, assegura a organização.

A inauguração de monumento alusivo ao centenário, da autoria do escultor Paulo Neves, e o lançamento pelos CTT de um selo comemorativo do centenário estão também previstos no programa, que terminará com o “Fogo de Conselho”, após a missa agendada para as 20:00, no Altice Fórum Arena, presidida pelo arcebispo José Cordeiro.

O movimento escutista católico em Portugal está presente em todo o país, contando com 67.000 escuteiros em mais de 1.000 agrupamentos locais no território continental, regiões autónomas dos Açores e Madeira, além de Genebra, Zurique e Macau.

Os escuteiros estão distribuídos em quatro secções – Lobitos (dos 6 aos 10 anos), Exploradores e Moços (10-14), Pioneiros e Marinheiros (14-18) e os Caminheiros e Companheiros (18-22). Estão ainda contabilizados mais de 14 mil Dirigentes.

A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) felicitou o Corpo Nacional de Escutas (CNE), cujo centenário se assinala no sábado, por ser “uma Academia do Voluntariado de excelência, onde tudo é feito a pensar no outro”.

Para a confederação presidida por Eugénio Fonseca, o CNE, “a maior organizaç&at…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Ainda há 17 ruas com o nome de Salazar em Portugal
.
Vereadores do PS manifestam preocupação pela redução do estacionamento na Rua de São João
.
Polícia Marítima deteta infrações a bordo de embarcações de pesca
.
Política colonial portuguesa foi diferente das outras
.