17 de Junho de 2022
SATA prevê realizar este ano 17.900 voos entre as nove ilhas
Lusa

Autor do Artigo
27
Primeiro voo comercial realizou-se em 1 947

A SATA Air Açores estima realizar este ano 17.900 voos entre as nove ilhas do arquipélago, o que representará “uma oferta média de 432 voos por semana”, anunciou a companhia aérea açoriana.

Numa nota enviada às redações a propósito dos 75 anos do início das ligações inter-ilhas, a SATA revela que o movimento aéreo entre as nove ilhas, para este ano, deverá contabilizar “os 17.900 voos, com uma oferta média de 432 voos por semana, o que equivalerá a cerca de 74 voos por dia, nos meses de época alta”.

A companhia aérea assinala que foi em 15 de junho de 1947 que descolava, da ilha de São Miguel, o primeiro voo comercial da SATA rumo à ilha de Santa Maria, numa aeronave Beechcraft UC-45B Expeditor, pilotada pelo comandante Marciano Veiga.

“As ilhas de São Miguel e Santa Maria passavam a encontrar-se a 30 minutos de voo de distância, em alternativa às seis horas de transporte marítimo que as separavam, até então”, recorda a SATA.

A SATA Air Açores, que assegura as ligações entre as nove ilhas dos Açores, refere ainda ter sido um “dia histórico”.

Para assinalar a data, a companhia aérea partilhou, na quarta-feira com os passageiros que desembarcam em Santa Maria, um bolo comemorativo da efeméride.

A companhia decidiu ainda “resgatar uma antiga tradição”, que “marcou muitos voos e gerações”, e que consistia na oferta de um rebuçado a todos os passageiros. 

A SATA Air Açores estima realizar este ano 17.900 voos entre as nove ilhas do arquipélago, o que representará “uma oferta média de 432 voos por semana”, anunciou a companhia aérea açoriana.

Numa nota enviada às redações a propósito dos 75 anos do início das ligações inter-ilhas, a S…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
SATA reforça operação nos Açores este verão com aeronave alugada
.
Foguetão “canibal” prepara-se para ir ao Espaço já este ano e pode partir dos Açores
.
Cimeira de exploradores GLEX vai ter sessão no vulcão dos Capelinhos
.
Homem em prisão preventiva por violência doméstica
.