03 de Dezembro de 2021
Governo açoriano vai financiar Rede de Estações Geodinâmicas e Espaciais
Lusa

Autor do Artigo
81

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, afirmou que o executivo vai manter o financiamento à Associação RAEGE Açores – Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais, que foi de 657 mil euros no triénio 2020-2022.

“Nós vamos continuar com este investimento, felizmente acompanhados, tendo em conta o músculo financeiro que isto implica e reclama, desde logo da própria estratégia europeia quanto aos cofinanciamentos comunitários”, declarou Bolieiro aos jornalistas.

O líder regional falava na RAEGE em Santa Maria, após uma visita à estação, integrada na visita estatutária do Governo dos Açores àquela ilha.

Durante a visita, o presidente do Conselho de Administração da Associação RAEGE, Francisco Wallenstein, realçou a importância de se manter o financiamento regional à associação.

José Manuel Bolieiro referiu que o executivo açoriano vai recorrer ao quadro financeiro plurianual 2021-2027 e ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para financiar projetos científicos.

O social-democrata assegurou que o Governo Regional vai estar “atento e proativo” para firmar parcerias com Estados-membros da União Europeia e “cofinanciar” projetos na área da ciência.

Bolieiro defendeu ainda a importância dos projetos científicos para “potenciar” a posição geoestratégica do arquipélago.

“Temos essa oportunidade de potenciar a ciência já realizada nos Açores e também, não podemos esconder, pelo contrário, temos de potenciar a nossa posição geoestratégica para estas observações e para essa retenção e captação de dados”, afirmou.

Em 28 de abril de 2021, foi autorizada a transferência para este ano do montante não executado em 2020 ao abrigo do Contrato-Programa entre a Região Autónoma dos Açores e a Associação RAEGE Açores – Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais, mantendo-se o valor global de 657 mil euros para o triénio 2020-2022.

A Associação RAEGE Açores é o organismo que representa a Região Autónoma dos Açores na Assembleia Geral da Agência Espacial Portuguesa.

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, afirmou que o executivo vai manter o financiamento à Associação RAEGE Açores – Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais, que foi de 657 mil euros no triénio 2020-2022.

“Nós vamos continuar com este investimento, felizmente aco…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
O "desastre" do 16 de março e a zanga de Melo Antunes
.
Polícia Marítima deteta infrações a bordo de embarcações de pesca
.
Política colonial portuguesa foi diferente das outras
.
PCP/Açores diz que “reina a confusão” nos transportes aéreos da região
.