07 de Junho de 2024
Academia açoriana pretende investir 4 ME em residência universitária na Horta
Lusa

Autor do Artigo
505

A Universidade dos Açores (UAç) pretende investir quatro milhões de euros na construção de uma residência universitária na cidade da Horta e quer também reforçar a oferta letiva no Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) nos próximos anos.

“Este é um projeto estratégico para a Universidade dos Açores, para a ilha do Faial e para a Horta. É um projeto de concessão/construção que está ainda em fase de estudo prévio, mas que em breve estará pronto para que seja lançado o respetivo caderno de encargos”, explicou ontem Susana Mira Leal, reitora da UAç, numa sessão no salão nobre dos Paços do Concelho.

Segundo explicou, a intenção é construir uma residência universitária, para acolher os jovens que vêm estudar para o DOP, que terá 50 camas e que poderá custar quatro milhões de euros, mais de metade (2 ME) serão financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que contará também com o apoio, no valor de 600 mil euros, por parte da Câmara Municipal da Horta.

“Este não é um projeto isolado, é o resultado de uma estratégia que pretende maximizar as condições que nós temos, para desenvolver o projeto do polo da Horta, que está ao apoio do ensino e da formação, como está ao apoio da investigação”, insistiu a reitora da UAç.

Susana Mira Leal lembrou que este processo remonta a maio de 2022, altura em que a academia açoriana submeteu uma candidatura, no âmbito do PRR, para a construção de três residências universitárias a custos acessíveis, nos polos universitários da Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

“Infelizmente, só dois anos depois conseguimos reunir as condições para lançar as empreitadas. Foi tempo de muito trabalho e de muita negociação, de algumas hesitações e de algumas dificuldades”, recordou a reitora, acrescentando que só foi possível chegar a este resultado, com apoio de “parcerias estratégicas”.

A reitora da Universidade dos Açores adiantou que esta futura residência pretende também dar resposta a outro objetivo essencial da academia açoriana, nomeadamente o de reforçar a oferta formativa no polo da Horta.

“Este é o objetivo que nós temos. Dentro daquilo que é a nossa área de investigação especializada, dedicada aos estudos do mar, à oceanografia e às pescas, mas também dentro daquilo que são as condições de sustentabilidade dos projetos formativos que possamos desenvolver dentro do campus da Horta”, insistiu Susana Mira Leal.

Segundo a reitora, a intenção destes investimentos, é atrair mais alunos, mais licenciaturas, e eventualmente também mais mestrados e mais doutoramentos para o polo da Horta da UAç.

Para Carlos Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Horta, este investimento agora anunciado pela academia açoriana é também uma forma de fixar jovens no concelho e desenvolver um setor essencial para o desenvolvimento da ilha.

“Para o município da Horta, a educação, nas suas múltiplas vertentes, constitui um pilar fundamental das políticas municipais”, frisou o autarca social-democrata, recordando os vários programas criados pela edilidade, para apoio aos jovens estudantes, quer para aqueles que residem na ilha, quer para aqueles que saem para prosseguir estudos universitários.

Carlos Ferreira adiantou, porém, que a Câmara Municipal da Horta “não deixará de lutar” pelo crescimento do polo da Horta da Universidade dos Açores, e pelo alargamento da componente de ensino no DOP.

A futura residência universitária da Horta será construída na freguesia das Angústias e deverá estar concluída em 2026.

A Universidade dos Açores (UAç) pretende investir quatro milhões de euros na construção de uma residência universitária na cidade da Horta e quer também reforçar a oferta letiva no Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) nos próximos anos.

“Este é um projeto estratégico pa…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Feira Agrícola e Comercial este fim de semana em São Lourenço
.
Dormidas em alojamentos turísticos nos Açores sobem 5,8% em abril
.
Prisão preventiva e domiciliária para suspeitos de roubo e burla informática
.
João Castro continua de baixa e por isso está ausente do plenário
.