06 de Maio de 2024
Ultra Blue Island by Azores Trail Run® 2024 marca o 10.º aniversário do projeto Azores Trail Run®
Incentivo

jornalincentivo@gmail.com
451

Em maio de 2014 realizava-se o Azores Trail Run®. A prova de trail, na ilha do Faial, era a semente lançada para a concretização de um sonho: fazer dos Açores um destino mundial de excelência para a prática do trail running.

Dez anos mais tarde, nos dias 3, 4 e 5 de maio, um evento com mais de 600 inscritos, na sua maioria vindos de fora de Portugal, animou os trilhos do Faial. O nome Azores Trail Run® é, agora, uma marca de excelência na organização de eventos de trail nos Açores, e a prova rainha ganhou, em 2022, uma nova roupagem, passando a designar-se Ultra Blue Island. Em 2023, o Ultra Blue Island by Azores Trail Run® alcançou mais uma importante conquista, ao vencer o prémio Turismo Nacional na categoria Turismo Inovador. O sonho tornou-se realidade.

Uma vitória inédita no feminino

 Mais uma vez, o clima dos Açores decidiu mostrar os seus caprichos, brindando os atletas a participar na prova de 118k (Whalers’Great Route), que arrancaram do Porto do Salão na noite de sexta-feira, com ventos fortes e chuva torrencial durante a madrugada.

O carrocel meteorológico açoriano obrigou, mais uma vez, a organização a alterar o percurso da prova, transferindo a meta do Vulcão dos Capelinhos para o Parque Florestal do Capelo.

No final da madrugada de sábado arrancou, no Portão de Porto Pim, a Ultra Blue Island (65k), e a manhã trouxe o tão desejado sol, que permitiu aos atletas desfrutarem dos cenários arrebatadores dos trilhos do Faial. A Caldeira descoberta e as vistas deslumbrantes para a vizinha montanha do Pico são apenas alguns exemplos.

Foram-se seguindo as partidas das provas de menor distância (Marathon Faial Coast to Coast/42k, na Ribeirinha; Ten Volcanoes Trail/25k, no Cabouco; e Family Race/10k, na Ribeira do Cabo), todas a convergir para a meta, onde foi possível fazer a festa, em muitas línguas diferentes, mas com uma alegria comum, pelo sentimento de superação e pela experiência única que correr nos trilhos do Faial proporciona.

Em véspera de Dia da Mãe, destaca-se a vitória inédita da italiana Enrica Dematteis, a primeira a cortar a meta na prova de 118k, sendo a primeira vez que uma mulher arrecada o primeiro lugar da geral. O português Rogério Pronto foi o segundo a chegar, alcançado assim o primeiro lugar em masculinos.

Os restantes vencedores foram o espanhol Chus Alvarez e a francesa Hélène Zetter, nos 65k; o português David Silva e a estoniana Ariadna Golubenko, nos 42k; o português Ricardo Esteves e a espanhola Raquel Lopez, nos 25k; e o português e faialense Rui Escobar e a espanhola Deiane Zubicaray, nos 10k.

Importa destacar também o Kids Trail, que, no dia 26 de abril, juntou mais de 500 alunos do 1.º ciclo das escolas da ilha do Faial na pista de corta-mato do Complexo Desportivo da Escola Manuel de Arriaga, integrado na programação do Ultra Blue Island by Azores Trail Run® , numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, Associação de Desportos da Ilha do Faial e Clube Independente de Atletismo Ilha Azul, com parceria da Escola Básica Integrada da Horta, do município da Horta e da Direção Regional do Desporto.

Cada vez mais um produto turístico de excelência

 A cada ano que passa o Ultra Blue Island by Azores Trail Run® assume-se cada vez mais como um produto com enorme potencial de atração dos entusiastas do turismo de aventura e natureza, e o facto de se realizar fora da época alta exponencia o seu impacto na economia local e regional.

Segundo Mário Leal, coordenador do Azores Trail Run®, a receita de sucesso passa não apenas pelas condições perfeitas para a prática do trail e pela natureza luxuriante da Região, mas por vários outros fatores: “destaco a nossa cultura, que tentamos trazer para as provas, por exemplo através do itinerário da Whalers’ Great Route, que homenageia a nossa história baleeira; mas também a nossa gastronomia, que marca presença nos abastecimentos; e a hospitalidade das nossas gentes, comprovável pela forma calorosa como os nossos voluntários trabalham”, refere.

Os voluntários são, para o coordenador, o principal fator de sucesso do evento. A cada ano, mais de cem pessoas da comunidade faialense unem esforços para pôr de pé este evento. “É, verdadeiramente, um evento da comunidade, que dele se orgulha e que se esforça para o concretizar”, considera Mário Leal.

Em maio de 2014 realizava-se o Azores Trail Run®. A prova de trail, na ilha do Faial, era a semente lançada para a concretização de um sonho: fazer dos Açores um destino mundial de excelência para a prática do trail running.

Dez anos mais tarde, nos dias 3, 4 e 5 de maio, um evento com mais de 600 inscritos, na sua maioria vindos de fora de P…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Agricultores da ilha Terceira abrem explorações agrícolas aos turistas
.
Diretor de vendas da TAP diz que é difícil alterar subsídio social de mobilidade
.
Vasco Cordeiro apoia Francisco César à liderança do PS/Açores
.
Doentes deslocados em hotéis na Horta não terão de abandonar quartos
.