O Projeto “Aventura na Alagoa: Escalada para Todos” venceu a 3ª edição do Orçamento Participativo Jovem da Horta com 40 votos, informou a Câmara Municipal.
Esta edição contou com cinco projetos.
Votaram 124 jovens entre os 12 e os 35 anos residentes no concelho da Horta.
Em segundo lugar ficou o projeto “+ Acessibilidades + Bem Estar”, com 36 votos; em terceiro lugar o projeto “Arte enquanto esperas”, com 30 votos; em quarto lugar o projeto “Natural Emotions”, com 15 votos, e em quinto lugar o projeto “Abrigos Coloridos” com 3 votos.
O projeto "Aventura na Alagoa: Escalada para Todos" visa promover a prática da escalada no Faial de uma forma divertida e acessível a toda a comunidade.
A instalação de três blocos de pedra de grandes dimensões num espaço público permitirá a prática da escalada em bloco (praticada em pequenas alturas e sem corda) dentro da cidade da Horta.
Esta é uma das modalidades de escalada mais simples dado que não precisa de equipamentos especializados de segurança (como cordas, capacetes, etc.). Na totalidade, os blocos não ultrapassam os 3 m de altura e a base terá um tapete de borracha, permitindo a prática com segurança e confiança.
Esta proposta enquadra-se na temática “Estilos de vida saudável”, incentivando a prática do desporto ao ar livre com os múltiplos benefícios associados: bem-estar físico e emocional, sentido de comunidade e superação de medos e conquistas.
De acordo com a memória descritiva, com este projeto qualquer pessoa pode ser escalador, miúdos e graúdos, faialenses e visitantes da ilha.
O projeto está orçado em cerca de 10 mil euros.