15 de Abril de 2024
Império da Ponte dos Flamengos preserva património
Incentivo

jornalincentivo@gmail.com
566
Festividades decorrem de 18 a 21 de abril

As festividades do Império da Ponte dos Flamengos caracterizam-se por serem as primeiras festividades em honra do Espírito Santo a acontecer, anualmente, na ilha do Faial.

Este império celebra as suas festividades no quarto domingo da Páscoa que, este ano, acontece no dia 21 de abril, e que contará com um programa rico e variado, anunciou a Direção.

Este ano o Império dirigiu especial atenção ao restauro da sua coroa mais antiga, datada do século XVIII.

Esse trabalho será apresentado no âmbito das  festividades daquela Irmandade, numa Mesa Redonda sobre a temática "Descobrir, Conhecer e Preservar o Património dos Impérios do Espírito Santo", que terá lugar no salão Polivalente da Casa do Povo dos Flamengos na próxima quinta-feira, 18 de abril, pelas 20h30.

O evento terá como moderador o jornalista da RTP-Açores, Roberto Morais, sendo oradores o Pe. Marco Luciano Carvalho, ex. Diretor do Museu de Arte Sacra da Horta, o Doutor Carlos Lobão, historiador e investigador com obras publicadas sobre o culto do Espírito Santo na ilha do Faial, a Dra. Joana Bulcão, técnica do Museu da Horta, para além de um representante da Irmandade do Império da Ponte.

Esta Irmandade data do séc. XIX e celebra as suas festividades no quarto domingo da Páscoa e até à construção do presente edifício, estas eram realizadas numa estrutura móvel.

A primeira construção em alvenaria foi efetuada após a crise sísmica de 1957/58, mas o edifício foi, em 1973, totalmente destruído pelo sismo de 23 de novembro. O Império voltou a ser reconstruído com a mesma traça no mesmo local.

Das suas insígnias fazem parte cinco coroas, cinco estandartes, um guião, duas bandeiras e 36 varas, sendo quatro destas destinadas aos imperadores.

Atualmente a Irmandade tem 151 irmãos que levam a cabo o cumprimento do seu principal objetivo: promover o culto ao Divino Espírito Santo.

Inicialmente era realizada a distribuição de esmolas de pão e carne aos irmãos, tendo, a partir do início do presente século, esta ação sido substituída pela distribuição das tradicionais Sopas do Espírito Santo aos irmãos e a todos os que participam na festividade.

O Império da Ponte tem a particularidade de incluir, no seu cortejo do dia da festa, a presença de sete viúvas que representam os dons do Espírito Santo, simbolizando a ajuda aos mais desfavorecidos e a distribuição fraterna entre todos.

 

Recuperação da coroa

Em 2023 os membros da direção da irmandade foram alertados para a importância da coroa, por se tratar de uma peça única, valiosa e rara.

Procedeu então a direção a contatos, junto de alguns especialistas deste tipo de arte, que vieram a confirmar tratar-se de uma peça de meados do séc. XVIII, merecedora de atenção, cuidado e preservação.

Desde há alguns meses decorrem trabalhos minuciosos de total e profundo restauro para a recuperação desta peça, realizado por um conceituado ourives dado que se trata de uma peça bastante desgastada e fragilizada pelos anos e pelo pouco cuidado no seu manuseamento.

Futuramente, dada a importância desta peça e todo o trabalho que se está a desenvolver, pretende-se que esta peça seja resguardada e, se possível, colocá-la em permanente exposição na copeira do império.

Tendo em conta este trabalho que está a decorrer, a direção achou por bem levar a cabo um evento que pudesse despertar para a temática da importância da preservação do património das irmandades do Espírito Santo, nem sempre devidamente valorizado, nem sempre devidamente conhecido.

As festividades do Império da Ponte irão acontecer, este ano, de 18 a 21 de abril.

As festividades do Império da Ponte dos Flamengos caracterizam-se por serem as primeiras festividades em honra do Espírito Santo a acontecer, anualmente, na ilha do Faial.

Este império celebra as suas festividades no quarto domingo da Páscoa que, este ano, acontece no dia 21 de abril, e que contará com um programa rico e variado, anunciou a Direç…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
XXXV Rali Ilha Azul muda de patrocinador e passa a designar-se por Cidade Mar
.
Açores com guia para facilitar a contratação de cidadãos estrangeiros
.
Ainda há 17 ruas com o nome de Salazar em Portugal
.
Escolas profissionais dos Açores com 48 cursos no próximo ano letivo
.