09 de Abril de 2024
Associação dos Municípios do Vinho quer combater êxodo rural com vitivinicultura
Lusa

Autor do Artigo
434

O presidente da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) defende que a vitivinicultura e o enoturismo podem contribuir para fixar população nas zonas rurais do país e deu os Açores como um exemplo a seguir.

“Nós acreditamos que através da cultura do vinho, que é algo endógeno aos nossos territórios, e através do enoturismo temos a possibilidade de inverter [o êxodo rural], de acrescentar valor a esses territórios, de criar condições para reter quem está nesses meios rurais e inclusive de atrairmos pessoas”, afirmou, em declarações à Lusa, o presidente da AMPV, Luís Encarnação.

O responsável falava, na Praia da Vitória,à margem da sessão de abertura da conferência europeia "Desafios e Potencialidades dos Territórios Rurais", organizada no âmbito do projeto In Rural Connect.

Até sábado, cerca de quatro dezenas de participantes de Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia vão debater as potencialidades e desafios dos territórios rurais, no contexto da promoção e valorização da sua oferta enoturística, passando pelas ilhas Terceira, Faial, Pico e São Jorge.

O presidente da AMPV reconheceu que atrair novos produtores para a cultura da vinha é um desafio, mas disse acreditar que a vitivinicultura e o enoturismo têm potencial em Portugal.

“Quando juntamos o vinho e a gastronomia, um alojamento de grande qualidade, a segurança e a tranquilidade dos nossos territórios, e quando somos capazes de juntar a tudo isso as experiências que nos nossos territórios, sobretudo nos espaços rurais, é possível proporcionar, temos as condições para podermos contribuir para desenvolver esses territórios”, apontou.

Segundo Luís Encarnação, os Açores são um exemplo que “se pode replicar noutros territórios”.

“Achamos que é um território de uma beleza fantástica, no meio do oceano Atlântico, que produz, desde há muitos anos, vinho de grande qualidade, que está em grande expansão. O turismo também está em grande desenvolvimento”, frisou.

O presidente da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) defende que a vitivinicultura e o enoturismo podem contribuir para fixar população nas zonas rurais do país e deu os Açores como um exemplo a seguir.

“Nós acreditamos que através da cultura do vinho, que …





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
O "desastre" do 16 de março e a zanga de Melo Antunes
.
Alojamento Local nos Açores reitera maior promoção turística e ligações aéreas
.
Bolieiro defende que ilhas europeias “têm de se afirmar como laboratórios do futuro”
.
Câmara adjudica elaboração de projeto para ampliação da pista do aeroporto
.