27 de Março de 2024
Projeto da Academia do Futebol dá entrada na Câmara na próxima semana
Fernando Lemos

lemosincentivo@gmail.com
884
Sede da Associação de Futebol da Horta integrará edifício da Academia

A Associação de Futebol da Horta (AFH) vai entregar na Câmara Municipal para licenciamento, até ao fim da próxima semana, o projeto da Academia do Futebol.

Eduardo Pereira, presidente da AFH, quer ver a obra arrancar ainda este ano e prevê que esteja concluída nos próximos dois anos.

«É um sonho meu e da minha equipa concretizar este projeto», afirma o dirigente.

O terreno onde se situa o campo de futebol do Grupo Desportivo da Feteira e a área envolvente, que eram propriedade da autarquia faialense, foram cedidos há dois anos à AFH, numa cerimónia que contou com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes.

A construção da Academia surge no âmbito de uma iniciativa da FPF, designa por «Uma Associação, Uma Academia». Eduardo Pereira salienta que 18 associações já aderiram a este projeto federativo, realçando que a AFH é a única dos Açores até ao momento.

O projeto da Academia envolve a construção de um campo de futebol e da sua iluminação, a construção de um edifício de dois andares, cujo piso inferior será dedicado em exclusivo à vertente desportiva, com quatro balneários para as equipas, dois balneários para os árbitros, dois gabinetes médicos, gabinetes para os treinadores, arrecadações e instalações sanitárias de apoio ao público. (ver imagem do projeto acima)

No piso superior, o projeto prevê a construção de um centro de estágio, com capacidade para albergar duas equipas de futebol e os seus responsáveis. Para além do centro de estágio, o piso superior está também pensado para receber a sede da AFH.

O campo de futebol também terá bancadas na lateral onde será construído o edifício.

Este projeto, segundo Eduardo Pereira, tinha um caderno financeiro que se fixava em 1 milhão e 200 mil euros. O financiamento estava assegurado e era comparticipado pela FPF em 600 mil euros, pela AFH que tem reservado para esta obra entre 250 a 300 mil euros e contava também com a participação financeira de diversas câmaras das ilhas que compõem esta associação, uma vez que os atletas destas ilhas também beneficiariam destas instalações.

O restante financiamento virá do Governo Regional que já em diversos momentos assumiu esse compromisso. Eduardo Pereira recorda a construção da atual sede da AFH, pelo antigo dirigente Faria de Castro. Na altura, a AFH avançou para a construção do edifício, em terreno que pertencia à Região, tendo sido o centro de estágio no piso superior concluído pela direção regional de Desportos.

A legalização do edifício tem sido tratada desde então mas nunca foi possível concluir este processo. Neste momento, afirma Eduardo Pereira, a solução passa por ser o Governo Regional a legalizar o imóvel.

Em contrapartida, o Governo Regional comprometeu-se em comparticipar na construção de uma nova sede para a AFH, o que poderá acontecer agora com a sua inclusão no edifício da Academia do Futebol.

O dirigente associativo salienta que o projeto para a construção da Academia do Futebol, perante os aumentos dos preços que se registaram nos últimos anos, viu o preço inicial de 1 milhão e 200 mil euros fixar-se agora em 1 milhão e 600 mil euros.

Esta derrapagem no preço levanta sérios problemas para a sua concretização, mas Eduardo Pereira acredita que mesmo assim existem condições para avançar, mesmo que tenha de haver necessidade de fazê-lo por fases, dando prioridade ao campo de futebol e à sua iluminação e depois à construção do edifício, este também por fases, com prioridade à parte desportiva e só posteriormente ao centro de estágio e finalmente à sede da AFH.

Quando ao Grupo Desportivo da Feteira, existe um já um protocolo para que possa usufruir do campo, estando ainda por decidir se mantém os seus atuais balneários e a sua sede social, garantindo alguma independência ou se se parte para a demolição destes, passando a usufruir de um balneário que seria cedido pela AFH.   

A Associação de Futebol da Horta (AFH) vai entregar na Câmara Municipal para licenciamento, até ao fim da próxima semana, o projeto da Academia do Futebol.

Eduardo Pereira, presidente da AFH, quer ver a obra arrancar ainda este ano e prevê que esteja concluída nos próximos dois anos.

«É um sonho meu e da minha eq…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Paulo Nascimento Cabral indicado pelos Açores para lista do PSD
.
Alojamento Local nos Açores reitera maior promoção turística e ligações aéreas
.
Vasco Cordeiro diz que não será recandidato à liderança do PS/Açores
.
Escolas profissionais dos Açores com 48 cursos no próximo ano letivo
.