26 de Fevereiro de 2024
24 de fevereiro
Rui Gonçalves

rui.incentivo@gmail.com
61

1530 – Coroação de Carlos V, em Bolonha.

1582 – O Papa Gregório XIII estabelece o calendário gregoriano pela bula "Inter gravissimas"

1607 – Estreia de “Orfeo”, ópera de Monteverdi, o primeiro “drama per musica” na base da ópera moderna, depois dos ensaios de Jacopo Peri e Giulio Caccini, no âmbito da Camerata Fiorentina.

1704 – Morre, aos 61 anos, o compositor francês Marc-Antoine Charpentier, nome maior da oratória Barroca.

1777 – Morre, com 62 anos, o rei D. José. Começa o reinado de D. Maria I.

1786 - Nasce Wilhelm Carl Grimm, filólogo e escritor alemão, autor, com o irmão Jacob Ludwig Carl, dos "Contos de Grimm".

1821 – Independência do México.

1842 - É proclamada a restauração da Carta Constitucional, no Porto. D. Maria II entrega o Governo ao duque da Terceira.

1843 – Nasce Joaquim Teófilo Fernandes Braga, escritor, filólogo e político português. Foi o 2.º Presidente da República.

1891 - É promulgada a primeira constituição do regime republicano e a segunda do Brasil.

- Nasce o ator Ernestino Augusto Costa, Costinha, nome determinante para o teatro português de Revista.

1895 - Começa a Guerra da Independência de Cuba, liderada por José Marti.

1901 - A Igreja Ortodoxa excomunga o escritor russo Leon Tolstoi, autor de "Guerra e Paz".

1903 – Os EUA adquirem a base naval de Guantánamo, em Cuba.

1912 - António José de Almeida funda o Partido Evolucionista. Divide-se o Movimento Republicano.

1917 - Esboça-se o início da Revolução de Outubro, com a greve geral e a eclosão de manifestações em Petrogrado.

1920 - É constituído o Partido Nacional Socialista das Trabalhadores Alemães, o partido Nazista de Adolf Hitler, em Munique.

1927 – Nasce David Mourão-Ferreira, escritor e pedagogo, autor de “Entre a Sombra e o Corpo” e de “Um Amor Feliz”.

1936 – A ditadura do Estado Novo determina a criação do Conselho Técnico Corporativo do Comércio e da Indústria, para controlo da atividade económica.

1946 - Juan Domingo Perón assume a Presidência da Argentina.

1969 - Os EUA lançam de Cape Canaveral Air Force Station, Florida, a sonda espacial Mariner 6, destinada a Marte.

1971 - A Argélia nacionaliza as companhias petrolíferas francesas que operam no país.

1977 – O Presidente dos EUA, James Carter, reduz o auxílio à Argentina, Uruguai e Etiópia, pelas violações dos direitos humanos nestes países.

1978 - O ministro do Assuntos Sociais, António Arnault, apresenta o Serviço Nacional de Saúde. O Estado português consagra, pela primeira vez, o acesso universal aos cuidados de saúde, de acordo com a Constituição de 1976.

1983 - É inaugurado o sistema de telecomunicações Atlas, que permite as ligações diretas entre Portugal, o norte de África e a Europa mediterrânica.

1985 – É fundado o Partido Renovador Democrático (PRD).

1988 – É fundada a Associação de Andebol da Madeira.

1990 – Morre, aos 93 anos, o antigo Presidente italiano Alessandro Pertini.

1991 - Guerra do Golfo. Começa a ofensiva terrestre das forças aliadas contra as tropas iraquianas no Kuwait, às 01:28, hora de Lisboa, com o avanço de um milhão de soldados e dez mil blindados.

1995 - Conferência Internacional de doadores para Angola, em Genebra. As promessas de ajuda à recuperação do país sobem a 171 milhões de dólares.

2001 – O futebolista Cristiano Ronaldo marca o primeiro golo por Portugal na II edição do Torneio Internacional de futebol Cidade de Torres Novas e Rio Maior para seleções sub-15. O avançado amplia a vantagem da seleção portuguesa sobre a da África do sul ao fazer o 2-0, em cima do intervalo, aos 40 minutos.

2002 - A circulação ferroviária nas linhas da CP da Póvoa de Varzim e da Trofa são encerradas para dar início às obras de construção do canal do metro.

- Morre, com 83 anos, o dramaturgo e pedagogo inglês de origem húngara Martin Julius Esslin.

2003 - O presidente do Governo espanhol, José Maria Aznar, condecora com a Grã Cruz de São Raimundo de Penhafort o Comissário de Justiça e Interior, António Vitorino, como “agradecimento dos espanhóis pelos avanços dados no espaço de segurança e justiça”.

- Timor-Leste toma o lugar de 115.º Estado membro do Movimento dos Não-Alinhados.

2004 - O Presidente dos EUA, George W. Bush, anuncia oficialmente que defende uma proposta de emenda à Constituição proibindo o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

2005 - José Sócrates, líder do PS, é convidado a formar Governo pelo Presidente da República, Jorge Sampaio.

2006 - Gripe das aves. O vírus H5N1 é detetado pela primeira vez na Geórgia.

- Morre, com 81 anos, Dennis Weaver, ator norte-americano, o detetive da série televisiva “Mc Cloud”, na década de 1970.

2007 – Rafael Branco é eleito presidente do MLSTP-PSD, Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata, o maior partido da oposição em São Tomé e Príncipe.

- Morre, com 74 anos, Leroy Jenkins, violinista e compositor norte-americano, expoente do free-jazz na década de 60. Atuou no Jazz Em Agosto, em Lisboa, em 2000.

- Morre, com 80 anos, Mário Chanes de Armas, ex-prisioneiro político cubano.

- Morre, aos 100 anos, Herman Brix, Bruce Bennet, antigo atleta e ator norte-americano que desempenhou o papel de Tarzan, em 1935.

2008 - Raul Castro sucede oficialmente ao irmão Fidel Castro na chefia do Estado cubano, eleito pela nova Assembleia para um mandato de cinco anos. O novo presidente de Cuba anuncia que vai avançar com uma reestruturação da Administração Pública e saúda efusivamente o presidente e as forças armadas da Venezuela.

- O candidato comunista Demetris Christofias, de 61 anos, vence a 2.ª volta das eleições presidenciais no Chipre, com 53,63% de votos, contra 46,6% para o seu adversário conservador, Ioannis Kasoulides.

2011 - A nave espacial Discovery entra em órbita terrestre, oito minutos e meio depois do seu lançamento na Florida, nos Estados Unidos, com seis astronautas a bordo, naquela que é a sua última missão espacial.

2012 – Morre, aos 100 anos, Maria Adelaide de Bragança van Uden, neta do rei D. Miguel.

2014 – Morre, aos 69 anos, Harold Ramis, argumentista, ator e realizador norte-americano autor de várias comédias norte-americanas de sucesso dos anos 1980 e 1990, como "Caça Fantasmas" e "Uma questão de nervos".

2015 – Morre, aos 73 anos, Gérard Ducarouge, engenheiro francês que projetou vários monolugares para a Fórmula 1.

2016 - A FIFA anuncia que as suspensões do suíço Joseph Blatter e do francês Michel Platini foram reduzidas de oito para seis anos na sequência dos recursos apresentados por ambos na comissão de recurso da FIFA.

- Morre, aos 95 anos, Jaime Ornelas Camacho, primeiro presidente do Governo Regional da Madeira.

– Morre, com 89 anos, Joaquim Rosa, ator de teatro, cinema e televisão.

2018 – Morre, aos 54 anos, Sridevi Kapoor, atriz indiana e uma das maiores estrelas de Bollywood.

2020 - Um automóvel avança sobre um desfile de Carnaval em Volkmarsen, no centro da Alemanha, e faz vários feridos.

- A Itália torna-se o país mais atingido da Europa pela covid-19.

- Morre, aos 101 anos, Katherine Johnson, matemática afro-americana da NASA com um papel fundamental no programa Apolo que levou o homem à Lua.

- Morre, aos 101 anos, Juan Eduardo Zúñiga, escritor, crítico e tradutor espanhol, autor, entre outras obras, da "Trilogia da Guerra Civil", prémio Nacional das Letras de Espanha, em 2016.

2022 - Começa a invasão da Ucrânia pela Rússia, com a condenação generalizada dos países do Ocidente. O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, decreta a mobilização geral da população sujeita a “recrutamento militar e reservistas” para combater a invasão russa no país.

- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convoca o Conselho Superior de Defesa Nacional que dá parecer favorável, por unanimidade, a propostas do Governo para a eventual participação de meios militares portugueses em forças de prontidão da NATO.

- Morre, aos 95 anos, Silva Resende, advogado, jornalista, antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, entre 1983 e 1989.

1530 – Coroação de Carlos V, em Bolonha.

1582 – O Papa Gregório XIII estabelece o calendário gregoriano pela bula "Inter gravissimas"

1607 – Estreia de “Orfeo”, ópera de Monteverdi, o primeiro “drama per musica” na base da ópera moderna, depois dos ensaios de Jacopo Peri e Giulio Caccini, no &aci…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Governo não confirma Ilídia Quadrado na Portos dos Açores
.
Chuva intensa durante a manhã de hoje não provocou estragos no Faial
.
Dia Mundial da Terra é assinalado na segunda-feira
.
Aviso laranja devido à chuva forte
.