12 de Fevereiro de 2024
11 de fevereiro
Rui Gonçalves

rui.incentivo@gmail.com
77

660 a.C. - Data provável da fundação do Império do Japão.

1650 – Morre, com 53 anos, o filósofo e matemático francês René Descartes, autor de "O Discurso do Método".

1847 - Nasce o inventor norte-americano Thomas Alva Edison.

1865 – A Cruz Vermelha Portuguesa inicia a sua atividade, sob a designação "Comissão Provisória para Socorros a Feridos Doentes em Tempo de Guerra", na sequência da adesão de Portugal à primeira Convenção de Genebra, no ano anterior.

1873 - Amadeu de Sabóia abdica da coroa espanhola. Nasce a I República.

1879 - O Governo português autoriza a abertura de concurso para a construção do Porto de abrigo de Leixões, através da proposta de Lei n.º 74-A.

1888 – Inauguração do Teatro Avenida, em Lisboa, com a comédia "De Herodes para Pilatos". É destruído por um incêndio, a 13 de dezembro de 1967, quando apresentava "Feliz Aniversário", de Harold Pinter.

1890 - Comício republicano na Rua da Palma, em Lisboa, seguido de manifestação, impedida pela Guarda Municipal, junto aos Cafés Suíço e Martinho.

1897 – São atribuídos os alvarás da Associação Industrial Portuguesa e da Associação Comercial de Lisboa.

1921 - Encerram as fábricas de azeite do Algarve pela má produção de azeitona.

1929 – É assinado, em São João de Latrão, pelo cardeal Pietro Gasparri e Benito Mussolini, o Tratado de Latrão, composto por dois documentos distintos: Tratado, que reconhecia a independência e a soberania da Santa Sé, fundando o Estado da Cidade do Vaticano, e a Concordata, que definia as relações civis e religiosas na Itália entre a Igreja e o Governo italiano.

1930 - Manuel Gonçalves Cerejeira passa a Cardeal Patriarca de Lisboa.

1944 – Morre, com 82 anos, Henrique Mitchell de Paiva Cabral Couceiro, combatente de África, Governador-Geral de Angola entre 1907 e 1909.

1945 – II Guerra Mundial. É assinado o acordo de Yalta entre as potências aliadas.

1956 – Em referendo, a população de Malta pronuncia-se favoravelmente à integração no Reino Unido.

1963 - Os EUA reconhecem o governo do Iraque.

1968 - Tropas Vietcong executam 300 civis, no Vietname do Sul, durante a batalha de Hué.

1975 - O Partido Conservador britânico elege, pela primeira vez, uma mulher, Margaret Thatcher, para a liderança.

1978 - Morre, aos 73 anos, o escritor sueco Harry Edmund Martinson, Prémio Nobel da Literatura em 1974.

1979 - Cai a monarquia pró-ocidental no Irão, liderada por Reza Palevi. É proclamada a República Islâmica.

1981 – Morre, aos 87 anos, Fusae Ichikawa, a deputada mais velha e destacada feminista do Japão.

1983 - Temperaturas muito baixas provocam queda de neve em Évora, Leiria, Coimbra e Viseu.

1984 - Sai, em Diário da República, o diploma que reabre o setor bancário português à iniciativa privada.

1987 - A Presidente das Filipinas, Corazón Aquino, promulga a nova Constituição do país.

1989 - Pela primeira vez, é concedido um bispado a uma mulher, a norte-americana Barbara Harris, da Igreja Protestante de Filadélfia.

1990 - É libertado Nelson Mandela, dirigente histórico do ANC, Congresso Nacional Africano, preso durante 27 anos na prisão de Victor Verster, Cidade do Cabo, África do Sul.

1993 - Portugal obtém autorização para a abertura do consulado de Goa.

- Em resposta a acusações de corrupção, Bettino Craxi demite-se do cargo de secretário-geral do Partido Socialista Italiano, que ocupava há 16 anos.

1995 - O CDS muda a sigla para CDS-PP (Partido Popular) no XIII Congresso do partido, em Lisboa.

2000 - Morre o cineasta francês Vladimir Plemiannikov, Roger Vadim, aos 72 anos.

2001 – Morre, com 77 anos, Diamantino Viseu, o primeiro português a ascender à categoria de matador de toiros. Protagonizou o filme “Sangue Toureiro”, contracenando com Amália Rodrigues.

2006 - Os ministros do G8 apoiam a decisão do Fundo Monetário Internacional de perdoar a dívida aos 19 países mais pobres.

- Manifestações pacíficas nas capitais europeias contra a publicação das caricaturas de Maomé. A Dinamarca encerra temporariamente as embaixadas no Líbano, Síria, Irão e Indonésia.

2007 - O “Sim” vence o referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, com 59,25 por cento dos votos, contra 40,75 por cento do Não. Abstenção atinge os 56,39 por cento.

- É inaugurado em Macau o hotel-casino Grand Lisboa.

- Morre, com 79 anos, a escritora sueca Marianne Fredriksson, autora de “As Visões de Simão”, “Querida Filha” e “As Filhas de Hanna”.

2009 - O líder do Movimento para a Mudança Democrática, Morgan Tsvangirai, é investido primeiro-ministro do Zimbabué, cinco meses depois da assinatura do acordo de partilha de poder com Robert Mugabe.

- Morre, com 72 anos, Paulo Carlos de Medina, antigo combatente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e ex-Procurador Geral da República da Guiné-Bissau.

2010 - Um par de sapatos gigantes, feitos de panelas portuguesas de aço inoxidável, numa escultura com o título “Marilyn”, da artista plástica Joana Vasconcelos, é arrematado em leilão, em Londres, por 573,964 mil euros, mais do que triplicando a estimativa.

  

2011 - Após 18 dias consecutivos de contestação, o Presidente egípcio, Hosni Mubarak, renuncia ao cargo. A onda de contestação fez pelo menos 300 mortos, segundo balanços da ONU e da organização não-governamental de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch, e vários milhares de feridos.

2013 - O Papa Bento XVI anuncia a resignação a partir dia 28 de fevereiro num discurso em latim, durante um consistório no Vaticano.

2014 – A primeira reunião entre ministros de Taiwan e da República Popular da China começa em Nanjing, confirmando o desanuviamento das relações entre os governos de Taipé e de Pequim. A primeira desde 1949.

– Morre, aos 65 anos, o guitarrista José Luís Nobre Costa que, entre outros, acompanhou Alfredo Marceneiro.

2015 - Mais de 300 imigrantes, oriundos principalmente da África subsaariana, provenientes da costa da Líbia, morrem no naufrágio de quatro embarcações sobrelotadas no Mediterrâneo. A Amnistia Internacional acusa União Europeia de “esconder a cabeça na areia” em relação à imigração.

- O ex-comandante do navio de cruzeiro italiano 'Costa Concordia' Francesco Schettino é condenado a 16 anos de prisão no julgamento em que estava acusado de homicídio múltiplo e abandono de navio.

2016 – Morre, aos 72 anos, Juan Martin Mujica, ex-futebolista e treinador uruguaio, duas vezes vencedor da Taça Intercontinental de futebol pelo Nacional de Montevideu.

2017 - O filme de animação português “Estilhaços”, de José Miguel Ribeiro, vence o prémio de Melhor Filme Documentário do Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, em França.

- Morre, aos 69 anos, Jiro Taniguchi, autor japonês de banda desenhada, com trabalhos como “Terra de Sonhos” e “O diário do meu pai”, em Tóquio, no Japão.

- Morre, aos 73 anos, Piet Keizer, antigo futebolista holandês que formou dupla com Johan Cruyff (1947-1016) no ataque do Ajax de Amesterdão na década de 1970.

2018 - Um avião de passageiros Antonov AN-148 da companhia Saratov Airlines despenha-se junto à localidade de Argunovo, na província de Moscovo, e causa a morte dos 65 passageiros e seis tripulantes, das 71 pessoas a bordo.

- Morre, aos 86 anos, o arquiteto português Raul Hestnes Ferreira.

- Morre, com 89 anos, o cantor norte-americano Vic Damone.

2019 - Vinte e três agências de notícias de todo o mundo, incluindo a Lusa, assinam, no Dubai, uma Carta de Tolerância que visa “desenvolver a consciência internacional” sobre o tema. A Carta é assinada no âmbito da World Government Summit.

2020 - Uma das obras mais relevantes, "L'Incendie II, ou le Feu" ("O Incêndio II, ou o Fogo"), de 1944, da pintora portuguesa Maria Helena Vieira da Silva, criada durante o exílio no Brasil devido à Segunda Guerra Mundial, é leiloada em Londres por 1,9 milhões de euros.

- A Organização Mundial da Saúde, depois de reunir 300 peritos, passa a apelidar o "novo coronavírus da China" como Covid-19, o nome nasce do acrónimo em inglês da expressão “doença por corona vírus” (‘corona virus disease’).

- Morre, aos 90 anos, Miguel de Araújo, antigo diretor de programas da RTP, um dos pioneiros da Rádio e Televisão Portuguesas, comendador da Ordem do Mérito Civil de Espanha e Oficial da Ordem do Cruzeiro do Sul do Brasil.

- Morre, aos 90 anos, Marcelino dos Santos, um dos fundadores da Frente de Libertação de Moçambique, presidente da Assembleia da República moçambicana (1986-1994).

2021 – Morre, com 100 anos, Joel Pina, músico, que acompanhou Amália Rodrigues desde 1966 até à morte da fadista. Em 2005 recebeu o Prémio Amália Rodrigues, distinguindo-o como "o Melhor Viola-Baixo". 

2023 - Os espanhóis do Real Madrid conquistam o Mundial de clubes de futebol, ao derrotar os sauditas do Al Hilal, por 5-3, na final da prova, disputada em Rabat, em Marrocos.

- Morre, aos 95 anos, Hans Modrow, o último líder da República Democrática Alemã (RDA), comunista reformista. Assumiu a liderança da RDA logo após a queda do Muro de Berlim com um mandato de novembro de 1989 a abril de 1990, que termina com as primeiras eleições livres da história da RDA.

660 a.C. - Data provável da fundação do Império do Japão.

1650 – Morre, com 53 anos, o filósofo e matemático francês René Descartes, autor de "O Discurso do Método".

1847 - Nasce o inventor norte-americano Thomas Alva Edison.

1865 – A Cruz Vermelha Portuguesa inicia a sua atividade, sob a de…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Associação de Municípios do Triângulo na BTL
.
Prazo para validar faturas de 2023 prolongado até quarta-feira
.
Governo açoriano prevê para breve discussão pública do Plano Regional para Inclusão Social
.
Observação de aves dinamiza turismo na pequena ilha do Corvo
.