14 de Novembro de 2023
Fitch sobe o “rating” da Região Autónoma dos Açores
Lusa

Autor do Artigo
120

A Fitch Ratings aumentou para “BBB” a notação da Região Autónoma dos Açores (RAA), com uma perspetiva (Outlook) estável.

Para além desta subida (para “BBB”) da notação de emitente de longo prazo, esta agência de “rating” também aumentou, para “F2”, a notação da Região enquanto emitente de curto prazo.

O Governo Regional dos Açores congratulou-se com esta subida, que reflete o reconhecimento do esforço desenvolvido na gestão das finanças públicas regionais, sendo esta a primeira subida da classificação de rating regional desde 2018.

A classificação da Região, nos seis fatores-chave de risco (robustez e adaptabilidade da receita, sustentabilidade e adaptabilidade da despesa, robustez do passivo e da liquidez, flexibilidade do passivo e da liquidez), ao nível “Médio” reflete a existência de um risco moderadamente baixo de que a capacidade da Região em cobrir o serviço da dívida com o saldo operacional possa diminuir ao longo do horizonte de previsão (2023-2027).

Neste cenário de “rating”, calculado até 2027 tendo por base os valores do período 2018-2022, a Fitch, reconhecendo que a Região tem uma economia forte, com setores primário e turístico sólidos, não deixa, contudo, de enfatizar a moderada capacidade de ajustamento da despesa da Região, sobretudo devido à grande percentagem de rubricas de despesa rígidas, nomeadamente as despesas com a saúde e a educação.

A Fitch considera expectável que, a manterem-se os atuais pressupostos, nomeadamente os significativos fundos do PRR, os saldos de capital da Região melhorem e a sua dívida direta permaneça estável, próxima dos 2.800 milhões de euros, ao longo do cenário de “rating”, isto é, até 2027.

Recorde-se que a Região é objeto de avaliação periódica por três conceituadas agências internacionais: a Moody’s, a DBRS e a Fitch.

A Fitch Ratings aumentou para “BBB” a notação da Região Autónoma dos Açores (RAA), com uma perspetiva (Outlook) estável.

Para além desta subida (para “BBB”) da notação de emitente de longo prazo, esta agência de “rating” também aumentou, para “F2”, a notaç&a…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Governo Regional garante que operação da SATA Air Açores está totalmente reposta
.
Sistema de Bicicletas Partilhadas “E-BLUE” já a funcionar
.
Aliança Democrática foi o partido mais votado nos Açores
.
Sporting da Horta garante subida à 1ªDivisão de andebol
.