A terceira edição do evento ‘Faial: Descobrir a História, Pensar o Futuro’ está de regresso à cidade da Horta, de 7 a 24 de novembro, tendo como tema a cultura popular e um programa diversificado que inclui mesas-redondas, cursos e visitas guiadas.
Os cursos de história local regressam para um novo capítulo, dedicado às freguesias rurais, onde haverá lugar para pensar o espaço povoado em torno da ilha, as suas vivências ao longo dos séculos e a relação como espaço urbano.
Nas mesas-redondas irá ser debatido o património rural, o folclore e a gastronomia tradicional, mas haverá também espaço para «pensar a Arte Contemporânea e a Literatura», e ainda para fazer um balanço do sismo de 1998, 25anos depois, adianta nota de imprensa da Associação de Turismo Sustentável do Faial.
A sessão de abertura realiza-se no dia 7 de novembro, no Auditório da Biblioteca Pública, pelas 17h30, com uma mesa-redonda sobre os 25 de anos do Sismo de 1998: reflexões sobre a reconstrução e o património que contará com a presença de João Vieira Caldas, Carlos Faria, Renato Leal e Tiago Simões da Silva e Roberto Morais como moderador.
A organização, nesta edição, introduziu duas atividades complementares às mesas- redondas: Redescobrir a Gastronomia Tradicional e Tradições: passado, presente e futuro. Na manhã de 18 de novembro, pelas 10h30, no Mercado Municipal, realizar-se-á o Show cooking - Como se fazem as Fofas? Com Isaura Rodrigues e Renata Rodrigues. Pelas 15h00, do mesmo dia, acontecerá uma visita guiada à Casa Etnográfica de Pedro Miguel.
A sessão de encerramento dedicada à «A Horta na Literatura» acontece no dia 24 de novembro, pelas 18h00, no Peter Café Sport, com leituras partilhadas sob coordenação de Renata Lima.
O Faial: Descobrir a História, Pensar no Futuro é co-organizado pela Associação de Turismo Sustentável do Faial, Horta Histórica e Associação Amigos do Museu da Horta.