O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu ontem ao lançamento da primeira pedra da segunda fase do Centro Intergeracional da Feteira, na Horta, definindo as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e entidades análogas como verdadeiras “parceiras do desenvolvimento” da Região.
“Este momento evidencia uma atitude: a atitude de um Governo que procura, na área do social, encontrar na sua execução política parceiros para este desenvolvimento. E as IPSS em geral são um parceiro do desenvolvimento social que o Governo quer concretizar em cada freguesia, município e ilha, e, portanto, nos Açores inteiros”, vincou o governante, que esteve acompanhado pelo Vice-Presidente do Governo, Artur Lima.
Dirigindo-se aos responsáveis destas entidades, José Manuel Bolieiro pediu uma “gestão de responsabilidade”, garantindo que “podem contar” com o atual Executivo açoriano.
“Estamos numa segunda fase de um projeto, que podia cair num limbo se a evidência e a compreensão desta vida em desenvolvimento não fosse a que este Governo tem: assumir em progresso as realizações, tenham origem no Governo ou um histórico que exige uma continuidade”, prosseguiu o Presidente do Governo.
Com a execução da primeira fase da obra, no edifício existente, garantiu-se a criação de espaços destinados a serviços públicos administrativos, nomeadamente a sede da Junta de Freguesia, a Divisão de Ação Social, um Posto de Saúde e a Casa do Povo.
A segunda fase foca-se, agora, nas valências socioeducativas, recreativas e culturais, numa nova construção. Esta ampliação, orçada em cerca de 1,5 milhões de euros, contempla espaços destinados a um Centro de Convívio para 30 utentes e a um Centro de Atividades de Tempos Livres para 20 jovens, sendo também criada uma sala multiusos que não só servirá estas duas valências nas suas atividades, mas também outros eventos sociais da freguesia.