17 de Outubro de 2023
Segunda Fase da EBI da Horta continua sem avançar apesar das promessas
INCENTIVO

Autor do Artigo
170
Segunda fase não consta da anteproposta do Plano para 2024

Os deputados do PS/Açores eleitos pelo Faial denunciaram, em comunicado, que as obras da segunda da fase da Escola Básica e Integrada da Horta António José de Ávila vão continuar sem avançar em 2024 apesar das promessas feitas pelo Governo do PSD/CDS/PPM. 
“A anteproposta do Plano de Investimentos para 2024 confirma que as obras da segunda fase daquele estabelecimento escolar não constam das prioridades do Governo Regional da coligação, quando no passado o principal partido que o suporta – o PSD – defendia a sua urgência, propondo anualmente verbas avultadas para o inicio da obra”, lamentam Ana Luís e Tiago Branco, que reuniram com o Conselho Executivo da EBI da Horta na passada semana, para avaliar o início do ano letivo e o funcionamento global do estabelecimento de ensino. 
“Em março de 2021, a secretária regional da Educação e Assuntos Culturais anunciava um compromisso para esta legislatura de avançar com essas obras, segundo a própria, avaliada em 7 milhões de euros mas até hoje nem se conhece a revisão do projeto existente que mandou fazer, o que demonstra a atuação deste Governo que é profissional na propaganda mas incapaz na concretização”. 
Para Ana Luís, os partidos que suportam o governo, no passado, “alegavam que os fundos comunitários não eram razão para não se avançar com os investimentos, mas sim a vontade política, pois o que interessava era o superior interesse do Faial e a urgência das obras. Mas agora, no Governo, esse superior interesse e consequente vontade política dissipou-se”. 
Os deputados faialenses manifestaram ainda preocupação com a falta de professores, mas também com a falta de habitação que é um entrave à fixação de docentes. 
“Há professores que desistem de vir dar aulas para o Faial porque não têm resposta ao nível habitacional e isso é demasiado preocupante”, sublinhou Ana Luís, para quem “é preciso tomar medidas céleres para que esse não possa ser um problema para a fixação de professores e de profissionais de outras áreas na ilha do Faial”.

Os deputados do PS/Açores eleitos pelo Faial denunciaram, em comunicado, que as obras da segunda da fase da Escola Básica e Integrada da Horta António José de Ávila vão continuar sem avançar em 2024 apesar das promessas feitas pelo Governo do PSD/CDS/PPM. 
“A anteproposta do Plano de Investimentos para 2024 confirma que as obras d…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Trabalhadores da Empresa de Eletricidade dos Açores reclamam aumentos salariais
.
Declarações “falsas” de Paulo Moniz sobre ampliação da pista do Aeroporto da Horta
.
Tudo a postos para o arranque do 36º Rali Ilha Azul
.
Quinze dos 133 cardeais que integram o Conclave estiveram em Fátima
.