O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) baixou ontem o nível de alerta na ilha de São Jorge de V3 (sinais de atividade elevada) para V2 (sinais de atividade moderada), anunciou o Governo Regional.
Segundo o presidente do executivo açoriano, José Manuel Bolieiro, pelas 00h00 foi reduzido pelo CIVISA o nível de alerta em São Jorge “de V3 para V2”.
O governante falava aos jornalistas no final de uma reunião do Governo Regional dos Açores com o Conselho de Ilha de São Jorge, realizada no Centro Social e Recreativo da localidade de Biscoitos, no concelho da Calheta, no âmbito da visita estatutária que decorre até hoje.
José Manuel Bolieiro comentou que a redução do nível de alerta “não significa negligência, nem desatenção nem menor vigilância, mas é uma notícia boa para uma população que tem vivido sempre” com a ansiedade que a crise sismovulcânica do ano passado tem provocado.
O chefe do executivo dos Açores referiu ainda que a “pujança social e económica de São Jorge tem sido até impressionante na reação pela serenidade e também pela normalidade da vida”.
A crise sismovulcânica em curso na ilha de São Jorge começou em março de 2022.