01 de Junho de 2023
Governo vai construir centro de saúde de raiz nas Lajes do Pico
Lusa

Autor do Artigo
195

O Governo dos Açores vai construir um novo centro de saúde nas Lajes do Pico, “em concertação com o município”, revelou ontem o presidente do executivo regional.
Nesta fase, a autarquia procurará “o sítio especial, de preferência, de acordo com o melhor interesse” do desenvolvimento do concelho, indicou José Manuel Bolieiro, citado num comunicado de imprensa divulgado no portal do governo.

“O Governo assume o compromisso de interromper a solução do anterior governo, de reabilitação do espaço atual, que não reúne as melhores condições. Preferimos fazer com tempo, fazer bem e servir os interesses dos lajenses em matérias de saúde”, disse o presidente do Governo dos Açores.

O chefe do executivo lamentou as “várias indefinições” do “caminho errado” que havia sido definido pela anterior governação, numa “pesada herança” deixada ao atual governo.
Bolieiro indicou que o atual espaço de cuidados de saúde “merecerá, de todo o modo, permanentes requalificações e melhorias que atenuem a sua situação atual”.


“Não temos uma preferência de novo local. Temos um compromisso de construção de um centro de saúde de raiz. A situação é insustentável de há largos anos para cá”, afirmou.
A construção de um centro de saúde de raiz na vila das Lajes é uma reivindicação da autarca socialista Ana Brum, embora a solução inicialmente apontada pelo governo passasse pela reabilitação do velho centro de Saúde, que funciona num edifício cedido pela Santa Casa da Misericórdia local.


“Para além de todo o interesse e dedicação municipal, houve uma petição pública assinada pelas próprias pessoas que trabalham na Saúde, a reivindicar a construção de um novo Centro de Saúde nas Lajes”, indicou a presidente do município, em declarações aos jornalistas durante aquela visita estatutária ao Pico.

A autarca adiantou que a solução então proposta pela autarquia permitiria não apenas a construção de uma unidade de saúde nova, como também iria libertar o velho centro de saúde para ser transformado num polo da Santa Casa da Misericórdia, destinado aos cuidados continuados.

“Entendemos que é justo e adequado, para servirmos bem o povo, parar e ver. Portanto, ficou suspenso o anterior processo e vamos agora fazer um diálogo profícuo com o município”, disse José Manuel Bolieiro, adiantando que o Governo vai analisar o assunto, ouvir opiniões e tomar uma decisão definitiva sobre o futuro daquela unidade de saúde. 

O Governo dos Açores vai construir um novo centro de saúde nas Lajes do Pico, “em concertação com o município”, revelou ontem o presidente do executivo regional.
Nesta fase, a autarquia procurará “o sítio especial, de preferência, de acordo com o melhor interesse” do desenvolvimento do concelho, indicou Jos&eacu…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Polícia Marítima deteta infrações a bordo de embarcações de pesca
.
Governo dos Açores volta a propor aumento de 5% da remuneração complementar
.
Chegou ao fim greve na Atlânticoline
.
Vereadores do PS manifestam preocupação pela redução do estacionamento na Rua de São João
.