26 de Maio de 2023
Dormidas turísticas de abril nos Açores superam valor de 2019
Lusa

Autor do Artigo
99

Os Açores registaram, em abril, cerca de 287 mil dormidas em alojamentos turísticos, superando os valores do mesmo mês em 2019 (pré-pandemia de covid-19), segundo estimativas do Serviço Regional de Estatística (SREA) divulgadas ontem.

“O Indicador de Turismo prevê que terão sido registadas, em toda a região, cerca de 287 mil dormidas em alojamentos turísticos em abril”, lê-se numa publicação do SREA, divulgada hoje na sua página na Internet, referente a dormidas em hotelaria tradicional, turismo em espaço rural e alojamento local.

Segundo o relatório de atividade turística do SREA referente a abril de 2019, período anterior à pandemia de covid-19, os Açores contabilizaram nesse mês 242.389 dormidas em alojamentos turísticos.

Em comparação com esse mês, as estimativas do SREA para abril de 2023 apontam para um crescimento de 18,4%.

Já face a abril de 2022, em que a região registou 236.253 dormidas em alojamentos turísticos, o crescimento estimado é de 21,5%.

A publicação destaca ainda o número de passageiros desembarcados nos aeroportos dos Açores, em abril, provenientes de voos territoriais (do continente português ou da Madeira) e internacionais.

Também neste caso, os números de 2023 apontam para um crescimento face a 2019.

O desembarque de passageiros provenientes de voos nacionais cresceu 11,6%, passando de 77.321, em 2019, para 86.298, em 2023.

Quanto ao número de passageiros provenientes do estrangeiro desembarcados nos Açores aumentou 49,9%, passando de 12.274 para 18.402.

Já em comparação com abril de 2022, registou-se um aumento de 17,7% nos passageiros provenientes de voos nacionais e de 65,7% nos provenientes de voos internacionais.

Segundo o SREA, o Indicador de Turismo (IT) “tem por objetivo estimar a evolução geral da atividade económica no setor do turismo na Região Autónoma dos Açores”.

“O IT-Açores resulta da adição das estimativas das dormidas registadas nos três tipos de alojamento turístico e é divulgado cerca de três semanas antes da publicação do destaque da Atividade Turística”, lê-se na publicação.

A estimativa das dormidas no conjunto da hotelaria, no turismo no espaço rural e no alojamento local “recorre aos valores registados no Inquérito à Permanência de Hóspedes na Hotelaria e outros alojamentos” e à “extrapolação de tendências de acordo com a taxa de resposta expectável em cada caso”.

Os Açores registaram, em abril, cerca de 287 mil dormidas em alojamentos turísticos, superando os valores do mesmo mês em 2019 (pré-pandemia de covid-19), segundo estimativas do Serviço Regional de Estatística (SREA) divulgadas ontem.

“O Indicador de Turismo prevê que terão sido registadas, em toda a região, cerca de 287…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Aurora Ribeiro é candidata do Bloco de Esquerda às eleições Europeias
.
Grupo Central dos Açores com aviso amarelo de precipitação por vezes forte
.
Agências de viagens da Terceira querem que seja "reposta legalidade" de Subsídio Social de Mobilidad
.
Parlamento dos Açores aprova lista de 31 condecorados para o Dia da Região
.