17 de Maio de 2023
Junta da Praia do Almoxarife destaca trabalho do executivo
Jéssica Raposo

jessicamcraposo@gmail.com
118
Boletim Ecos da Praia foi homenageado pelos 30 anos de publicação

A Junta da Praia do Almoxarife celebrou, no passado dia sete, o seu Dia da Freguesia.

Na sessão solene comemorativa, o presidente da Junta de Freguesia da Praia do Almoxarife, Jorge Dias, fez um pequeno balanço do último ano de mandato, também como ponto de partida para o próximo.

A área ambiental tem sido uma matéria que muito tem merecido a atenção da Junta da Praia do Almoxarife. «Atingimos este ano, pela primeira vez, o galardão de Excelência no programa Eco Freguesia o que muito nos orgulha», realçou Jorge Dias, salientando que este é um exemplo de trabalho que só faz sentido ser realizado em conjunto com a população, nomeadamente ao não abandonar resíduos em locais indevidos e ao ter boas práticas como a reciclagem, a redução e a reutilização.

O presidente da Junta de Freguesia destacou também a atribuição, em mais um ano, da Bandeira Azul à Praia do Almoxarife. «É inquestionável a sua qualidade mas o reconhecimento torna-se também importante», referiu. 

Jorge Dias lembrou ainda que a Praia do Almoxarife é utilizada durante todo o ano e a sua manutenção tem de ser praticamente diária, com os balneários, desde o ano passado, sempre abertos. «Este é um esforço da Junta de Freguesia pois as verbas atribuídas são insuficientes para tal», disse. 

O autarca referiu também que o projeto de requalificação da zona balnear voltou à auscultação pública e que este é o momento fundamental de todos se manifestarem para definir o futuro daquela zona nobre da freguesia. 

A Junta reconhece a potencialidade da zona balnear, tendo apostado, já este ano, na sua dinamização mas muito mais há a fazer. «Temos de pensar em melhorar o nosso cais, olhar com vontade para a Praia dos Ingleses e aproveitar as oportunidades existentes para criar melhores condições naquela zona», salientou Jorge Dias. 

O presidente da Junta realçou ainda que foi possível fazer a manutenção da freguesia, embora o executivo tenha consciência que nesta matéria é necessário continuar a investir, reconhecendo algumas limitações.

Foi feita uma aposta na melhoria dos acessos ao cemitério, local que o executivo pretende ainda melhorar, tendo já para isso apresentado candidatura à Adeliaçor no sentido de criar um espaço de exposição para uma das antigas carretas da freguesia.

O executivo tem realizado também pequenas intervenções junto dos contentores de resíduos e ao nível do escoamento de águas.

Segundo Jorge Dias, ao longo do último ano, a Junta de Freguesia tem feito diversos esforços para melhorar também a circulação e a segurança rodoviária na freguesia e manteve uma postura de proximidade com o projeto Ao Lado dos Praienses, que este ano já esteve no Chão-Frio.

A nível social o executivo tem acompanhado situações que vão surgindo, sempre encaminhando para as entidades competentes, e procurado dinamizar a freguesia naquelas que são as épocas festivas. A Junta manteve ainda o protocolo com os impérios e a Unânime Praiense, tendo reforçado o mesmo.

Finalizando o seu discurso o autarca referiu que infelizmente a Junta de Freguesia sozinha não consegue e que conta com outras entidades para reconhecerem as potencialidades daquela área para o Faial e os Açores para que os projetos não estejam mais anos guardados em gavetas.

Foi orador convidado o Cónego Hélder Miranda Alexandre. 

A sessão, realizada na Sociedade Filarmónica Unânime Praiense, contou ainda com uma homenagem ao boletim Ecos da Praia pelos seus 30 anos de publicação. 

A Junta da Praia do Almoxarife celebrou, no passado dia sete, o seu Dia da Freguesia.

Na sessão solene comemorativa, o presidente da Junta de Freguesia da Praia do Almoxarife, Jorge Dias, fez um pequeno balanço do último ano de mandato, também como ponto de partida para o próximo.

A área ambiental tem sido uma matéria que mu…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Resgatado passageiro de navio ao largo dos Açores
.
André Dutra arranca um 3º lugar na segunda prova da Taça de Portugal
.
Paulo Nascimento Cabral indicado pelos Açores para lista do PSD
.
Açores com guia para facilitar a contratação de cidadãos estrangeiros
.