08 de Maio de 2023
Pista do Aeroporto da Horta vai ter 2 050 metros
Rui Gonçalves

rui.incentivo@gmail.com
198
Opção é decisiva para membros do Grupo de apoio

O presidente da Câmara anunciou na última Assembleia Municipal que a Câmara acaba de assinar um contrato de adjudicação com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) para a preparação do concurso destinado ao projeto de ampliação da pista do Aeroporto da Horta.
Na última reunião da Câmara, na semana passada, o INCENTIVO questionou o executivo para saber se o caderno de encargos vai contemplar a ampliação para 1 797 metros ou para 2 050 metros.
O vice-presidente da Câmara não respondeu, dizendo apenas que essa informação será divulgada oportunamente.
Uma vez que o contrato já está assinado, é estranho que não se possa conhecer ainda o seu conteúdo.
Apesar de não ter conseguido a informação da Câmara, o INCENTIVO apurou que o projeto será posto a concurso prevendo uma ampliação para 2 050 metros.
Caso esta opção, reclamada pelos faialenses, não venha a ser concretizada, há elementos do grupo de apoio à Câmara, que tem desenvolvido diligências com vista à ampliação da pista, que não estarão dispostos a continuar no grupo.
Como se sabe a União Europeia disponibiliza financiamento para a ampliação para 1 797 metros, com base, nomeadamente em razões de segurança. Fica portanto a faltar o financiamento para 253 metros.
A Câmara já tornou público que vai diligenciar no sentido de encontrar financiamento para este remanescente, não se conhecendo ainda qualquer resultado nesse sentido.
Recorde-se que a ampliação para 1 797 metros garante, segundo o grupo de trabalho constituído pelo Governo da República para estudar o assunto, a operação dos aviões A 320 que mantêm as ligações entre a Horta e Lisboa, sem penalizações.
Uma pista maior era reclamada pelo anterior executivo da Câmara, para permitir a operação de aviões com origem e destino no centro da Europa e na América do Norte. O estudo mandado fazer por José Leonardo, quando era presidente da Câmara, tinha este objetivo. 

O presidente da Câmara anunciou na última Assembleia Municipal que a Câmara acaba de assinar um contrato de adjudicação com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) para a preparação do concurso destinado ao projeto de ampliação da pista do Aeroporto da Horta.
Na última reunião da Câmara, na se…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Acidente na Variante provoca ferido grave
.
Escolas profissionais dos Açores com 48 cursos no próximo ano letivo
.
Ainda há 17 ruas com o nome de Salazar em Portugal
.
Bearsu Nature traz um novo conceito de campismo à Praia do Almoxarife
.