19 de Abril de 2023
“Rumo à Revolução”, retrato de um regime com “pena suspensa”
Lusa

Autor do Artigo
64

“Rumo à Revolução” faz o retrato de um país aflito, de um “governo com pena suspensa”, pressionado pelos aliados a negociar uma solução para a guerra colonial, e com dificuldades em comprar armas para combater em África.

O livro é a história dos últimos meses do Estado Novo, desde o lançamento do livro de António Spínola “Portugal e o Futuro”, que defendia ser impossível vencer a guerra colonial, iniciada em 1961, até 26 de abril de 1974, quando foram retirados os retratos de Marcello Caetano e Salazar na sede da polícia política, a PIDE.

“O de Salazar era mais difícil por estar mais alto” e foi preciso ir buscar um escadote, mas “também foi removido”, lê-se na última frase do livro do historiador José Matos e da jornalista Zélia Oliveira, da agência Lusa, editado pela Guerra e Paz.

São mais de 240 páginas de história e estórias escritas a partir de documentos dos arquivos da diplomacia norte-americana e francesa, que revelam, no caso de França, estar bem informada sobre o que se passava em Portugal a poucos meses da queda da ditadura de Salazar e Caetano derrubada pelo Movimento das Forças Armadas, a que se juntam testemunhos de alguns dos protagonistas.

Os franceses “estavam bem informados” sobre a situação no país e, escrevem os autores, são “bem claros quanto ao futuro do regime” – Portugal tinha “um Governo com a pena suspensa”. Pedro Feytor Pinto, da Secretaria de Estado da Informação e Turismo, escreveu “Na Sombra do Poder”, em que descreve a pressão dos aliados, nomeadamente franceses, para uma solução da guerra colonial.

Homem do regime, Feytor Pinto encontra-se em Paris, já em Abril de 1974, com um assessor do Presidente Pompidou, e procura apoio para uma solução de autonomia progressiva, evitando uma “independência repentina” das colónias. Em vão. E é aí que surge a frase da “pena suspensa”. De facto, o regime estava prestes a cair pela mão dos militares.

Os episódios relatados em “Rumo à Revolução” revisitam a história, mas alguns deles surgem com mais pormenores.

Para a História ficou o encontro de Londres – revelado por José Pedro Castanheira no Expresso em 1994 – de um enviado de Marcello com uma delegação do PAIGC no exílio. E o que este livro revela é a pressão da França para o diálogo que depois aconteceu em Londres, iniciativa de diplomatas britânicos em Lisboa.

Em janeiro de 1974, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Patrício, reúne-se com o seu homólogo francês, Michel Jobert, que lhe fala do crescente isolamento de Portugal em África, fala-lhe numa solução confederal, mas os “argumentos de Patrício mostravam claramente a dificuldade em aceitar qualquer tipo de solução negociada para a Guiné e, por arrasto, para as restantes colónias”, escrevem os autores, com base num relatório francês sobre essa conversa.

Dias depois, é Freitas Cruz, diretor-geral dos Negócios Políticos, a falar com o seu homólogo francês, e na conversa prometia que Portugal iria refletir sobre as ideias de Jobert, nomeadamente em conversações com o PAIGC. E argumentou que “se podia encontrar uma personalidade portuguesa, não governamental, não oficial, que poderia cumprir essa tarefa de forma discreta, não envolvendo diretamente o Estado português”.

Afinal, a solução foi mais oficial para o encontro de Londres e a escolha recaiu no embaixador José Manuel Villas-Boas, que foi em “missão secreta”, em março de 1974, para negociar uma possível independência da colónia com o PAIGC, também vista como uma manobra para ganhar tempo e comprar armamento.

A situação do regime era aflitiva, não só com a guerra, mas também com a dificuldade em comprar armas, devido ao isolamento internacional.

Portugal tentou comprar, sem sucesso, mísseis israelitas, com a ajuda mais ou menos relutante dos EUA, pressionados pelos facto de Portugal ter autorizado o uso da Base das Lajes, nos Açores, durante a guerra de Yom Kippur, entre Israel, Egito e Síria, em 1973.

Tudo avançou em segredo, mais tarde. Aproveitando o facto de Israel “estar a receber grandes quantidades de armamento depois da guerra”, lê-se no livro, Henry Kissinger, secretário de Estado dos Estados Unidos, “terá convencido os israelitas a desviar 500 mísseis ‘Redeye’ do seu ‘stock’ e a enviá-los para Portugal através de um intermediário alemão”.

“O número de mísseis encomendado mostra que os ‘Redeye’ não se destinavam apenas à Guiné, onde as forças portuguesas necessitavam de cerca de 200 mísseis, mas também a outros pontos das colónias portuguesas. Os mísseis custaram 209 mil contos (um milhão e 42 mil euros), e já tinham chegado à Alemanha quando se deu o 25 de Abril e a queda do regime”, concluem José Matos e Zélia Oliveira. Nunca foram usados.

“Rumo à Revolução” faz o retrato de um país aflito, de um “governo com pena suspensa”, pressionado pelos aliados a negociar uma solução para a guerra colonial, e com dificuldades em comprar armas para combater em África.

O livro é a história dos últimos meses do Estado Novo, desde o lanç…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
PSP recupera 15 mil euros em material furtado em São Miguel
.
Paulo Margato demite-se do conselho de administração da Unidade de Saúde do Corvo
.
Sismo de magnitude 2,4 na escala de Richter sentido na Terceira
.
Governo dos Açores prorroga apoio ao pagamento de prestações de créditos à habitação
.