31 de Março de 2023
Ilha do Faial acolhe Semana das Pescas de 3 a 6 de abril
Portal do Governo

Autor do Artigo
74
Edição centra-se na temática “Os Açores e a Europa”

Dando cumprimento ao programa do XIII Governo dos Açores, a secretaria regional do Mar e das Pescas organiza, entre os próximos dias 3 e 6 de abril, mais uma edição da Semana das Pescas, a ter lugar na cidade da Horta.

Trata-se de um fórum privilegiado na discussão dos assuntos das Pescas, no reforço da dimensão que tem projetado os Açores, centrando, na mesma ordem de prioridades, a realidade das pescas nos Açores e aquelas que são as principais preocupações do setor, centrando-se a edição deste ano na temática “Os Açores e a Europa”.

Para além das vertentes relacionadas com um novo quadro comunitário de apoio, serão abordadas as diretrizes do âmbito do Programa Operacional MAR, que adota o Programa Operacional financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) para Portugal, revestindo-se de grande importância para a região a programação 2021-2027, com um envelope financeiro superior a 74 milhões de euros.

“Releva-se que esta programação tem sido articulada entre a administração regional e a administração central, prevendo-se a continuidade em investimentos estruturantes para o setor das pescas, quer nas áreas da produção, transformação e comercialização, quer ainda na aquicultura”, lê-se em nota no Portal do Governo .

A edição deste ano inclui um substancial contributo das regiões da Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde), através do Programa Interreg MAC 2014-2020 – Projeto Integra, subordinado ao tema “A Economia Azul – Desafios e oportunidades para a Macaronésia”, estando em debate temas como a qualidade e segurança do pescado, valorização dos produtos marinhos, promoção de uma economia circular no setor da indústria transformadora de pescado e controlo e inspeção da atividade da pesca.

No último dia desta edição, a 6 de abril, será dado particular destaque às Áreas Marinhas Protegidas, contando com a participação de Tiago Pitta e Cunha, administrador executivo da Fundação Oceano Azul. 

Dando cumprimento ao programa do XIII Governo dos Açores, a secretaria regional do Mar e das Pescas organiza, entre os próximos dias 3 e 6 de abril, mais uma edição da Semana das Pescas, a ter lugar na cidade da Horta.

Trata-se de um fórum privilegiado na discussão dos assuntos das Pescas, no reforço da dimensão que tem projetado os Açores, centrando, na mesma ordem de prior…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Açores registam aumento de 5,7% nas dormidas em alojamentos turísticos em abril
.
Plano dos Açores para este ano aprovado em votação final global na assembleia
.
BE critica Governo dos Açores por “não mover uma palha” para evitar abismo na saúde
.
CDS diz que Plano e Orçamento dão resposta aos desafios atuais e futuros
.