30 de Março de 2023
Gasolina desce 0,4 cêntimos por litro e gasóleo um cêntimo
Lusa

Autor do Artigo
71

O preço da gasolina nos Açores baixa 0,4 cêntimos por litro no sábado e o preço do gasóleo desce um cêntimo por litro, segundo um despacho publicado ontem em Jornal Oficial.

O executivo açoriano justifica o “ajustamento do preço máximo de venda ao público” dos combustíveis com “as recentes variações no mercado internacional das cotações de referência dos produtos petrolíferos e energéticos”.

Em abril, a gasolina sem chumbo de 95 octanas nos Açores passa a custar 1,504 euros por litro, quando em março custava 1,508.

Já o preço do gasóleo baixa um cêntimo, de 1,499 euros por litro para 1,489.

O preço do gasóleo colorido para a agricultura e para as pescas, definido noutro despacho, regista igualmente uma descida de um cêntimo por litro.

O gasóleo colorido e marcado consumido na agricultura passa a custar 1,07 euros por litro, enquanto o preço do gasóleo colorido e marcado consumido na pesca é fixado em 0,88 euros por litro.

O preço do gás butano vendido em garrafas, canalizado ou em granel não sofre alterações, variando entre 1,348 euros por quilograma (a granel) e 1,618 por quilograma (garrafa de 24 litros, construída em materiais leves, vendida ao público, no local de consumo).

Em março, o executivo açoriano aumentou a taxa do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) em 10 cêntimos, justificando a decisão com “uma tendência de normalização dos preços dos combustíveis no mercado mundial, para valores similares aos anteriores à crise geopolítica provocada pela guerra na Ucrânia”.

São cobrados 46,5 cêntimos de ISP por litro no caso da gasolina e 24,2 cêntimos no caso do gasóleo.

O preço da gasolina nos Açores baixa 0,4 cêntimos por litro no sábado e o preço do gasóleo desce um cêntimo por litro, segundo um despacho publicado ontem em Jornal Oficial.

O executivo açoriano justifica o “ajustamento do preço máximo de venda ao público” dos combustíveis com “as recente…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
Terceira edição do Torneio Veteranos Fayal Cup arranca amanhã
.
Papa vai reunir-se com vítimas de abusos sexuais em Portugal
.
Rotas aéreas de serviço público dão prejuízo anual de 12,5ME até 2025
.
Governo prevê criar em 2024 centro tecnológico de apoio ao artesanato
.