17 de Março de 2023
Linha Laranja da Atlânticoline é só meia linha
INCENTIVO

Autor do Artigo
39

“O anúncio da manutenção da ‘linha laranja’ por parte da empresa Atlânticoline, com o objetivo de reforçar ainda por este ano as ligações entre as três linhas do Triângulo, aumentando a oferta entre São Jorge e o Pico, é certamente um facto positivo, até pelo histórico de ligação das Velas a São Roque do Pico, e por melhorar e encurtar o tempo de viagem”, começa por dizer um comunicado do PCP distribuído à comunicação social.

Aquela força política lamenta que não se aproveite a experiência acumulada no primeiro ano de funcionamento desta ligação e que se tenha perdido a oportunidade de tornar esta linha mais eficaz reforçando as suas capacidades.

“O que devia ser a linha laranja na sua plenitude, é mais do mesmo e mantém-se apenas como… uma meia laranja”.

Por falta de planeamento e visão do governo regional, esta linha, bem como toda a oferta de transporte marítimo, devia ter como objetivo também melhorar a ligação entre as ilhas e o exterior – isto é, o continente. Mas não é isto que acontece, e continua a haver constrangimentos, aumento de transtornos e despesas, ou por não existir uma coordenação entre os horários dos voos que vão para o Pico e o horário do barco, ou porque as pessoas chegam de barco das Velas a São Roque do Pico e não têm depois transportes terrestres que permitam chegar ao seu destino na ilha ou ao aeroporto, esclarece o comunicado.

O PCP lembra que já defendeu e continua a defender a criação de um passe intermodal.

Quem viajar para as ilhas do Triângulo, nomeadamente para São Jorge, teria a possibilidade de comprar um só bilhete que incluísse a passagem aérea, o transporte de barco e o transporte terrestre, podendo despachar a sua bagagem no continente e levantá-la no destino final.

“A manutenção da ligação entre São Roque do Pico e Velas não deixa de ser positiva, mas fica aquém das verdadeiras necessidades, e continua a representar uma resposta insuficiente. A implementação do passe intermodal e as necessárias infraestruturas de apoio, bem como a criação de uma linha de transporte terrestre São Roque do Pico – Aeroporto do Pico – Madalena, deve ser uma realidade e representaria uma solução cabal e decisiva para o desenvolvimento da ilha”, adianta o comunicado.

“O anúncio da manutenção da ‘linha laranja’ por parte da empresa Atlânticoline, com o objetivo de reforçar ainda por este ano as ligações entre as três linhas do Triângulo, aumentando a oferta entre São Jorge e o Pico, é certamente um facto positivo, até pelo histórico de ligaç&atild…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
Nova proposta para elementos decorativos junto a santuário do Santo Cristo
.
Portugal é 35.º em consumo de água engarrafada, apesar de boa água nas torneiras
.
Diocese de Leiria-Fátima quer plano de formação contra abusos
.
Avaliação bancária na habitação recua para 1.478 euros por m2 em fevereiro
.