24 de Fevereiro de 2023
Governo abandonou reabilitação do património arquitetónico da Quinta de São Lourenço
INCENTIVO

Autor do Artigo
179
Deputados do PS dizem que não existe vontade política do Governo

O deputado do PS/Açores, Tiago Branco, acusou esta quinta-feira o Governo Regional de ter abandonado as obras de reabilitação do Solar e da Ermida da Quinta de São Lourenço, na ilha do Faial. 

“Lamentamos que, passados mais de dois anos, desde o abandono da obra pelo empreiteiro, o Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM não tenha movido qualquer esforço para concluir os trabalhos que estavam em curso”, frisou o parlamentar socialista, lembrando que “outras obras na Região sofreram problemas idênticos, mas que há muito foram ultrapassados e as obras concluídas”. 

Tiago Branco afirma que tal situação acontece porque “não existe vontade política do Governo Regional em devolver aquele património arquitetónico à freguesia dos Flamengos e à ilha do Faial”. 

O parlamentar socialista eleito pela ilha do Faial entende que o Governo Regional “devia priorizar a conclusão daquele investimento iniciado pelo Governo do Partido Socialista tendo em conta que ele já estava em curso e devidamente cabimentado em sede de Orçamento Regional, em vez de ter optado pelo abandono e pela canalização das verbas para outros fins”. 

Em requerimento entregue na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Ana Luísa Luís e Tiago Branco acrescentaram ainda que “o Solar e a Ermida do século XVIII, localizados na Quinta de São Lourenço, na ilha do Faial, representam património histórico de interesse arquitetónico cujas recuperações contribuiriam para a valorização daquele espaço de excelência, na freguesia dos Flamengos, bem como para a qualificação e diversificação da oferta turística da ilha do Faial, como é comummente aceite e ansiado pela comunidade faialense”. 

“Por que razão o Governo Regional abandonou, totalmente, até à presente data, o projeto de recuperação e reabilitação do Solar e da Ermida de São Lourenço? O Governo Regional está a promover alguma alteração ao projeto inicial? Se sim qual e com que impacto financeiro? O Governo Regional tem definido algum calendário para o reinício e conclusão das obras de reabilitação do Solar e Ermida da Quinta de São Lourenço na freguesia dos Flamengos?”, questionam os deputados do Grupo Parlamentar do PS/Açores no requerimento entregue no parlamento dos Açores. 


Segundo Tiago Branco, “o projeto de recuperação do Solar e da Ermida da Quinta de São Lourenço pretendia tornar aqueles espaços visitáveis pela comunidade numa zona de excelência da freguesia dos Flamengos e da ilha do Faial, onde estava previsto, além da reabilitação do edificado, a criação de uma sala para exposições e de um espaço multiusos”, concluiu. 

O deputado do PS/Açores, Tiago Branco, acusou esta quinta-feira o Governo Regional de ter abandonado as obras de reabilitação do Solar e da Ermida da Quinta de São Lourenço, na ilha do Faial. 

“Lamentamos que, passados mais de dois anos, desde o abandono da obra pelo empreiteiro, o Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM não tenha movid…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
IL/Açores diz que governos regionais estão a hipotecar o futuro da região
.
Empresários dos Açores "torcem o nariz" à semana de trabalho de quatro dias
.
Dois sismos sentidos hoje na ilha Terceira
.
Piscina Municipal reaberta
.