30 de Setembro de 2022
Portos dos Açores abre concurso para recuperar locomotiva do século XIX
Lusa

Autor do Artigo
48

A Portos dos Açores abriu um concurso público para “recuperação integral, para efeitos expositivos”, de uma locomotiva do século XIX, revela o caderno de encargos, a que a Lusa teve acesso.

“Pretende-se a recuperação integral da locomotiva, para efeitos expositivos, que envolverá trabalho profundo ao nível da sua estrutura […] limpeza; reparação/reposição de estruturas metálicas comprometidas com desgaste corrosivo; preparação de superfície e pintura”, descreve-se no documento referente à locomotiva The Falcon Engine & Car Works, de 1888.

O concurso público, publicado no Diário da República de quarta-feira, estabelece o “preço base de 140 mil euros” para a recuperação de uma das locomotivas a vapor de origem inglesa que terão sido usadas no início do século XX na construção do porto de Ponta Delgada e, posteriormente, nas obras de prolongamento daquela infraestrutura e da Avenida Infante D. Henrique, na ilha de São Miguel.

Em 2017, num requerimento do PPM a questionar o executivo regional sobre o tema, o deputado Paulo Estêvão lembrava que “em 2007 o Governo dos Açores chegou a publicitar o arranque de um projeto para recuperar e utilizar, para fins turísticos”, estas locomotivas, “com um custo estimado superior a 200 mil euros” e com “o objetivo de promover os passeios turísticos na muralha do Porto de Ponta Delgada”.

Já em 2021, o atual Governo Regional revelou a intenção de celebrar um contrato-programa com a Portos dos Açores, para a reabilitação de duas locomotivas e a criação de um museu nas antigas oficinas do porto artificial de Ponta Delgada.

“Tão importante como a recuperação daquelas duas locomotivas, é importante reabilitar o próprio espaço que as alberga, espaço este que correspondente às antigas oficinas do porto artificial e que atualmente não está afeto a qualquer uso”, lê-se numa resolução do Conselho de Governo aprovada em 30 de setembro de 2021 e publicada em Jornal Oficial.

A Portos dos Açores abriu um concurso público para “recuperação integral, para efeitos expositivos”, de uma locomotiva do século XIX, revela o caderno de encargos, a que a Lusa teve acesso.

“Pretende-se a recuperação integral da locomotiva, para efeitos expositivos, que envolverá trabalho profundo ao nível …





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
Programa natalício da cidade da Horta arranca mais cedo este ano
.
Três homens detidos pelo crime de tráfico de droga em São Miguel
.
Portugal sobe nove lugares no ‘ranking’ europeu de pedidos de patentes entre 2001 e 2020
.
Médicos “exigem” pedido de desculpas de Artur Lima
.