Rui de Jesus

Espinhos e Laranjas; Rafa; Uma comparação grosseira; Pessimista

27 de Setembro de 2022


1
Quando te oferecem uma rosa, não te esqueças que ela tem espinhos e podes-te picar. Por outro lado quando te oferecem uma laranja (que não seja podre) também não te esqueças que ela tem casca, por isso para a utilizares tens de tirar a casca (isto é, tens de descascá-la).

Mas na política também há espinhos e cascas, por isso há a necessidade de retirar os espinhos para não te ferires ou retirares as cascas para não apanhares uma indigestão.                                                   

Resumindo, nesta vida, todo o cuidado é pouco, principalmente em política (talvez esteja um pouco pessimista).

2
Tem dado polémica o comportamento do Rafa (jogador de futebol) por não estar disponível para participar na seleção de futebol, que irá representar Portugal (se for apurado), em Novembro, no campeonato do mundo. Uns são a favor do Rafa, dizem que acima de tudo está a liberdade de aceitar ou não a sua convocação, para os trabalhos da seleção. Dizem também que iria ser suplente, a que não está habituado. Dizem ainda que se podia lesionar e ficaria incapacitado de jogar alguns jogos no Benfica (dependendo da gravidade). Por outro lado, os que criticam o comportamento do Rafa dizem que devia participar com orgulho de representar Portugal, dando o seu contributo. Dizem ainda que qualquer jogador se pode lesionar, em qualquer jogo da seleção ou do Benfica, mas já no Benfica não se pode recusar a jogar e poderá ser suplente, dependendo do treinador. Depois de vermos alguns prós e contras da participação ou não, cabe a cada um escolher a sua opção.

Resumindo, há coisas em que há só uma opção e outra não. Quando há várias opções, cabe a cada um escolher a sua e respeitar aqueles que têm uma opção diferente.

3
Fazendo uma comparação, muito supérflua, entre os Concelhos da Madalena e São Roque do Pico, aliás não há comparação, mas queria apresentar algumas coisas que merecem destaque. O Concelho da Madalena é um Concelho privilegiado, devido à ligação marítima que tem com o Faial (viagens diárias). Qualquer pessoa que queira ir ao Faial tem de passar pela Madalena (salvo algumas exceções). A Madalena é o Concelho do Pico que tem maior população, consequentemente daí existirem mais coisas. A Madalena tem duas escolas, uma Escola Profissional e outra Escola de Ensino Secundário (não sei bem qual o nome). Tem uma Cooperativa Vitivinícula. Tem um Hotel e tem mais coisas.

O Concelho de São Roque tem menos população (cerca de metade da população da Madalena), tem uma amostra de Porto Comercial (demasiado pequeno) há mais de duas décadas, mas o seu aumento está prometido há vários anos. Outro exemplo, uma pessoa que queira almoçar ou jantar, ao Domingo, tem poucas alternativas, havendo mesmo Domingos em que está tudo fechado. Podíamos não parar de escrever que havia matéria para apontar, como por exemplo a Madalena tem um centro de saúde com várias valências ao passo que S. Roque tem menos.

Nota: Vivo em S. Roque há cerca de 20 anos. Quando estive aqui a lecionar nos anos letivos de 77/78, 78/79, 79/80 e 80/81, havia maior desenvolvimento e movimento.

4
Hoje estou pessimista, apesar da guerra entre a Rússia e a Ucrânia e por tabela a União Europeia e os Estados Unidos, mas vou falar do que está mais perto.

O PS de São Roque nunca reuniu desde as últimas eleições autárquicas. Devem estar de férias grandes ou à espera do inverno.

Sei que não têm de fazer o que digo, mas é altura de começarem a pensar nas próximas eleições, caso contrário sujeitam-se a perder, mais uma vez, as próximas eleições autárquicas.

Fica o aviso.

1
Quando te oferecem uma rosa, não te esqueças que ela tem espinhos e podes-te picar. Por outro lado quando te oferecem uma laranja (que não seja podre) também não te esqueças que ela tem casca, por isso para a utilizares tens de tirar a casca (isto é, tens de descascá-la).

Mas na política também…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.
103
Outros Artigos de Opinião
"A propósito das «causas profundas» da ascensão do…"
Carlos Frayão

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.
"Compromisso Comunitário: Processos de Reabilitaçã…"
João Garcia

AO ABRIR DA MANHÃ
.
"O meu programa de Governo"
Carlos Faria

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.
"Carta de uma desconhecida (III)"
Jorge Moreira Leonardo

FOLHETIM
.
"Desafios da Democracia Portuguesa: Crise Política…"
João Garcia

AO ABRIR DA MANHÃ
.
"Carta de uma desconhecida (II)"
Jorge Moreira Leonardo

FOLHETIM
.
"Desenganem-se: a democracia não está garantida!"
Carlos Frayão

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.
"Não se pode enganar o povo"
Rui Gonçalves

A ABRIR
.
"Desafios e Oportunidades"
João Garcia

AO ABRIR DA MANHÃ
.
"XIV Governo Regional: uma aposta na continuidade?"
Carlos Faria

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.