Jorge Moreira Leonardo

Os Filhos (III)

06 de Julho de 2022


Em pleno 5º. ano o Chico (diminutivo atribuído pelos colegas), que mantinha e até reforçara o estatuto de melhor aluno da turma - ganho, aliás, desde o primeiro ano - já não denotava quaisquer vestígios do moço do campo. Os colegas que outrora o haviam escarnecido e rejeitado, já aceitavam, sem discussão, a sua supremacia, até porque, não raro, recorriam a ele para que lhes explicasse aquilo que não ficara bem entendido nas aulas. Dotado fisicamente de forma a aparentar mais idade, era temido pelos colegas que, um dia, assistiram boquiabertos a uma tareia que ele deu num aluno do 7º. ano por este, sem qualquer motivo, ter esbofeteado o seu protegido José. Bonitão e possuindo aquele ar sadio do moço do campo, era requestado por todas as colegas com a maioria das quais já tinha mantido namoros. Depressa aprendera os piropos que sabia serem do agrado delas. Possuidor de grande habilidade para o futebol, as suas actuações a avançado de centro, foram sempre decisivas nas vitórias obtidas nos despiques com a equipe da Escola Técnica. Chegou a actuar nos juvenis do Lusitânia mas acabou por desistir, pois não queria nada que interferisse com o seu principal objectivo: concluir o Curso do Liceu. À madrinha, orgulhosa do sucesso do afilhado, de que se encarregava de divulgar pela freguesia, não lhe foi difícil fazer abrir os cordões à bolsa, o que lhe permitia vestir o que de mais moderno havia. Hospedado desde a sua entrada no Liceu numa casa nas redondezas - devido à falta de transportes na época - os fins de semana nas Fontinhas - religiosamente cumpridos e até desejados nos primeiros tempos - foram rareando para o que inventava toda a espécie de justificações. É que, por ironia, as suas dificuldades de relacionamento transferiram-se para os moços com quem brincara na infância e de quem fora condiscípulo na Escola Primária, que dificilmente reconheciam naquele rapaz cheio de maneiras e vestido à moda da cidade o antigo companheiro. Detestava acompanhar a madrinha à missa que o obrigava a confessar-se e comungar e, não satisfeita com isso, aproveitava a ocasião para o exibir no adro da Igreja e assim poder partilhar um pouco do seu sucesso o que para ele constituía um verdadeiro pesadelo, embora reconhecendo a legitimidade da atitude, pois os estudos sem o contributo dela não teriam sido possíveis. Mas o que mais constrangimentos lhe causava era o relacionamento com o irmão. Vê-lo já de mãos calejadas, rude e inculto, sem esperança dum futuro que tampouco se aproximasse do seu, incutira-lhe um remorso, injustificado embora, mas de que não conseguia libertar-se. Além disso, era ficando na cidade que podia ir ao futebol com os amigos e aplaudir o seu Lusitânia de que, entretanto, se tornara adepto ferrenho. Ou então passear com as namoradas e, uma vez por outra, levá-las à matinée, onde, na penumbra das salas, trocavam os primeiros beijos.

Esta sua radical transformação não deixou de arrastar consigo algumas coisas menos boas ao seu carácter. Tornou-o um pouco frio e até calculista. Foi o seu amigo e protegido José quem primeiro o notou. A propósito da facilidade com que ele iniciava e interrompia os seus namoros, indiferente aos sentimentos das moças, não resistiu à tentação de lhe perguntar, um dia: - Mas gostas mesmo dessas moças todas que namoras? A que respondeu rindo e dando-lhe uma amigável palmada nas costas.
- E é mesmo preciso? O José não retorquiu, mas a primeira sombra naquela amizade acabava de surgir. É que o José mantinha, ao contrário dele, quase intactos, os mesmos problemas de convívio, isto apesar das suas sacudidelas e esforços para o incentivar.

Riu, ao recordar o embaraço do amigo quando o apresentou a uma moça. Não conseguiu balbuciar mais do que alguns monossílabos e ficou vermelho que nem um pimentão.

Em pleno 5º. ano o Chico (diminutivo atribuído pelos colegas), que mantinha e até reforçara o estatuto de melhor aluno da turma - ganho, aliás, desde o primeiro ano - já não denotava quaisquer vestígios do moço do campo. Os colegas que outrora o haviam escarnecido e rejeitado, já aceitavam, sem discussão, a sua supremaci…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.
184
Outros Artigos de Opinião
"A História de Abandono da Igreja de Nossa Senhora…"
João Garcia

AO ABRIR DA MANHÃ
.
"Finalmente arrancou a 2ª fase da variante"
Carlos Faria

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.
"As Obrigações de Serviço Público prejudicam o Fai…"
João Garcia

AO ABRIR DA MANHÃ
.
"Democracia, mas não muita…"
Rui Gonçalves

A ABRIR
.
"Uma guerra movida por interesses que não são noss…"
Carlos Frayão

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.
"A Resignação da Asfixia das Liberdades"
João Garcia

AO ABRIR DA MANHÃ
.
"Sinais de esperança"
Carlos Faria

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.
"Pela igualdade, contra a invisibilidade"
Isabel Lacerda

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.
"A propósito das «causas profundas» da ascensão do…"
Carlos Frayão

REFLEXOS DO QUOTIDIANO
.
"Compromisso Comunitário: Processos de Reabilitaçã…"
João Garcia

AO ABRIR DA MANHÃ
.