A evolução da situação meteorológica indica que o centro da depressão Laurence passará mais afastado das ilhas dos Açores do que previsto inicialmente, segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).
A depressão, com um sistema frontal associado, encontrava-se às 9h00 a “aproximadamente 300 quilómetros a oeste da ilha das Flores”.
“A evolução da situação meteorológica indica que o centro da depressão Laurence passará mais afastado da região comparativamente com o comunicado anterior”, refere o IPMA em comunicado.
Pelas 15h00, a depressão localizar-se-á a cerca de 360 quilómetros a norte da ilha Graciosa, prevendo-se que os efeitos da depressão se sintam de forma menos intensa do que previsto, com as rajadas de noroeste a “ultrapassar ligeiramente” os 100 quilómetros hora no grupo Ocidental.
As rajadas vão atingir os 110 quilómetros por hora no grupo Central e até aos 100 quilómetros no grupo Oriental, de acordo com o IPMA.
As ondas, de noroeste, poderão atingir os oito metros de altura nos grupos Central e Oriental, com altura máxima até aos 15 metros, e os sete metros no grupo Ocidental, com altura máxima até aos 13 metros.
A depressão Laurence deverá também provocar precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada nos grupos Central e Oriental.
No grupo central, constituído pelas ilhas Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira, vigoram avisos amarelos para vento e agitação marítima entre as 3h00 e as 18h00 de domingo.
Entretanto o Capitão do Porto da Horta determinou, em face das condições meteorológicas, nomeadamente do estado do mar, o fecho do porto da Madalena, na Ilha do Pico, a toda a navegação, entre as 00h01 e as 23h59 de 16 de março de 2025.