03 de Março de 2025
Número de passageiros desembarcados em portos nos Açores baixou 8,8% em janeiro
Lusa

Autor do Artigo
386

O número de passageiros desembarcados nos Açores em viagens marítimas interilhas registou uma quebra 8,8% em janeiro face ao período homólogo, segundo dados do Serviço Regional de Estatística (SREA).

Os números publicados na página do SREA e consultados pela Lusa revelam que em janeiro desembarcaram nos portos da região 20.418 passageiros, provenientes de viagens interilhas, menos 1.969 (8,8%) do que em janeiro de 2024.

Todas as ilhas do arquipélago em que há transporte marítimo de passageiros nesta época do ano registaram uma descida de desembarques em janeiro, com exceção do Corvo, que viu o número aumentar de 10 para 11 passageiros.

Durante o inverno, há apenas ligações entre as ilhas do Triângulo (Pico, Faial e São Jorge) e entre Flores e Corvo.

A ilha do Pico, que tem várias viagens diárias para o Faial, durante todo o ano, foi a que registou maior movimento de passageiros, em janeiro, com 9.934 desembarques, uma quebra de 8% face ao período homólogo.

Já a ilha do Faial somou 9.567 desembarques, verificando uma redução de 8,6% em comparação com janeiro de 2024.

A ilha de São Jorge, que também tem ligações ao Pico e ao Faial, durante todo o ano, registou uma redução mais acentuada, em termos percentuais (18,4%), com um total de 894 desembarques.

No grupo Ocidental, o número de passageiros transportados entre Flores e Corvo, em janeiro, foi reduzido e inferior ao verificado no ano anterior.

No Corvo, os desembarques aumentaram de 10 para 11, mas nas Flores houve uma quebra de 21 para 12 (42,8%).

Em 2024, o número de passageiros desembarcados nos Açores em viagens marítimas interilhas, entre janeiro e dezembro, registou uma quebra de cerca de 2% face ao ano anterior.

Desde 2020 está suspensa a operação sazonal da Atlânticoline, que ligava todas as ilhas do arquipélago (com exceção do Corvo), com navios de maior dimensão, entre maio e setembro.

Nos meses de época alta (de junho a setembro), há agora apenas ligações marítimas entre as ilhas do grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e entre as Flores e o Corvo (grupo Ocidental).

O número de passageiros desembarcados nos Açores em viagens marítimas interilhas registou uma quebra 8,8% em janeiro face ao período homólogo, segundo dados do Serviço Regional de Estatística (SREA).

Os números publicados na página do SREA e consultados pela Lusa revelam que em janeiro desembarcar…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Aprovado novo modelo de Subsídio de Mobilidade para Açores e Madeira
.
Luís Garcia propõe livro em homenagem a Madruga da Costa
.
Governo estuda privatização da Portos dos Açores e Atlânticoline
.
Albuquerque sai do PSD regional se perder sufrágio de 23 de março
.