O Secretariado da Ilha do Faial do Partido Socialista manifestou estupefação, esta sexta-feira em comunicado, face ao posicionamento dos deputados do PSD eleitos pelo Faial na votação da proposta de plano de investimentos dos Açores para 2025.
Em causa está o voto contra dos deputados social-democratas faialenses relativamente a propostas de interesse para o Faial, como a reabilitação da estrada regional 1-1ª, que liga o aeroporto da Horta à variante da cidade da Horta, na freguesia da Feteira, a requalificação das Termas do Varadouro, o reforço da proteção costeira na Feteira, a 2.ª fase da Escola Básica e Integrada da Horta, e as obras de requalificação do Museu da Horta e da Casa Manuel de Arriaga.
João Bettencourt, secretário-coordenador do PS/Faial, afirma que “caiu a máscara ao PSD do Faial, aos seus dirigentes e aos seus deputados eleitos, que chumbaram investimentos essenciais para a nossa ilha. Muitos destes projetos foram sucessivamente propostos pelos deputados do PSD/Faial em anos anteriores, mas agora vergam-se à vontade de Bolieiro e da coligação de direita.”
O socialista destaca ainda que a coligação PSD/CDS-PP/PPM, com o apoio do CHEGA, não viabilizou “nenhuma destas propostas de alteração” na Assembleia Legislativa dos Açores, revelando uma postura contrária aos interesses do Faial.
O PS/Faial considera esta atitude uma prova de que o PSD/Faial "enganou" os faialenses ao longo dos anos, prometendo concretizar projetos que agora não consegue defender. “É evidente que, uma vez no Governo, o PSD demonstra incapacidade de cumprir as promessas feitas à nossa ilha,” sublinha João Bettencourt.
O líder socialista apela ainda a uma posição firme por parte do Presidente da Câmara Municipal da Horta. “Exige-se que o Presidente da Câmara defenda o Faial, até porque ele próprio foi protagonista de muitas destas promessas e das propostas que agora foram rejeitadas, quando desempenhava funções como deputado eleito pelo Faial.”