O preço da gasolina nos Açores aumenta 0,9 cêntimos por litro em dezembro e o preço do gasóleo 1,9 cêntimos, de acordo com um despacho publicado hoje em Jornal Oficial.
O executivo açoriano justifica o ajustamento no preço máximo de venda ao público com as “recentes variações no mercado internacional das cotações de referência dos produtos petrolíferos e energéticos”.
A partir do dia 1 de dezembro, a gasolina passa a custar 1,523 euros por litro nos Açores, mais 0,9 cêntimos do que em novembro.
Já o preço do gasóleo é fixado em 1,423 euros por litro no mês de dezembro, registando uma subida de 1,9 cêntimos face ao mês anterior.
A subida surge depois de a gasolina ter registado uma quebra de seis cêntimos nos dois meses anteriores e de o gasóleo ter reduzido o preço em 4,4 cêntimos no mesmo período.
Também o preço do gasóleo colorido para a agricultura e para as pescas, definido noutro despacho, aumenta 1,9 cêntimos por litro em dezembro.
O gasóleo colorido e marcado consumido na agricultura passa a custar 1,052 euros por litro, enquanto o preço do gasóleo colorido e marcado consumido na pesca é fixado em 0,862 euros por litro.
O gás butano vendido em garrafas, canalizado ou em granel mantém o preço, variando entre 1,348 euros por quilograma (a granel) e 1,618 euros por quilograma (garrafa de 24 litros, construída em materiais leves, vendida ao público, no local de consumo).