Na celebração do Dia da Freguesia do Salão, pelo quarto ano consecutivo, em sessão solene o presidente da Junta evocou os 294 anos que passaram sobre a constituição da freguesia.
A sessão decorreu no domingo, no novo templo, integrada no programa das festas de Nossa Senhora do Socorro.
Fazendo o balanço aos últimos 12 meses, Sérgio Gomes diz-se “orgulhoso” do trabalho realizado pela sua autarquia, sobretudo pelo esforço de construir nocas infraestruturas.
“A conclusão e inauguração da casa mortuária foi um marco no final do ano transato, naquela que foi uma obra onde parecia ser maior o passo do que a perna, para a junta de freguesia. Com esforço de todos, conseguimos realizar uma ambição antiga da nossa população. Passado quase um ano da sua abertura, esta tem servido as famílias da nossa freguesia assim como da freguesia dos Cedros e concluímos que era de facto uma infraestrutura necessária para a população do lado norte da ilha”, salientou.
Falou ainda da zona de lazer, onde foi feita uma intervenção na churrasqueira com a colocação de telha e grelhas novas, o reforço de iluminação interior e exterior e respetiva pintura, que deram a esta estrutura condições excelentes para quem ali faz campismo ou para quem apenas utiliza a zona de merendas.
Foi colocado um novo baloiço, o “Baloiço do Salão”, e feita a recuperação, limpeza e pintura das ruínas da antiga casa dos baleeiros A Canoa, que, segundo o presidente da Junta, fez daquele espaço um lugar ainda mais emblemático.
Outro destaque foi para o Moinho da Chã, “um símbolo da nossa freguesia”. Foram instalados projetores para conseguir uma iluminação cénica e assim torna-lo visível e visitável durante a noite.
O apoio direto à população também é uma preocupação da autarquia salonense, através da recolha de lixo e monstros, do apoio em situações de secretaria como preenchimento do IRS.
A realização da regata Senhora do Socorro em botes baleeiros é um desígnio que a Junta de Freguesia leva a cabo todos os anos. “Aqui a dedicação é também o que se verifica nos tripulantes do nosso bote baleeiro Sra. do Socorro, com três equipas, uma na modalidade de vela, em remo feminino e masculino”, referiu Sérgio Gomes em jeito de agradecimento pelo empenho de todos. Um agradecimento a todos eles pelo seu empenho.
Durante a sessão solene do Dia da Freguesia do Salão foram homenageados o Império do Divino Espirito Santo, pelos seus 90 anos e a sua Irmandade e o Centro de Convívio dos idosos da freguesia pelos seus 30 anos de existência.
Na ocasião Sérgio Gomes aproveitou para recordar um pouco da história das duas instituições da sua freguesia.