A proprietária da Residência Senior HP, dos Cedros, confirmou ao INCENTIVO que encerra a sua atividade no final deste mês.
A notícia tem sido comentada na sociedade faialense sem que, até ao momento, se conheça o destino que terão os idosos lá residentes.
Hélia Pacheco, proprietária daquela instituição privada, já há algum tempo informou os familiares dos utentes da sua decisão.
Em declarações a este jornal, Hélia Pacheco disse que pretende reorientar a sua vida, pelo que, embora se tenha dedicado plenamente àquela atividade e mantenha o gosto pessoal pela interação com os idosos, a decisão de terminar a sua função naquele espaço está tomada.
Preocupada com os utentes e com as sua famílias, a proprietária diligenciou no sentido de passar o serviço que presta aos idosos para a alçada da Santa Casa da Misericórdia.
Estabelecidos os contatos, encontrou boa recetividade por parte do Provedor e da Mesa da Santa Casa. Mas o assunto ainda não está resolvido.
Tratando-se de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, a Santa Casa necessita do habitual apoio do Governo que vigora nestas circunstâncias.
A ideia que está a ser trabalhada é a do arrendamento do espaço, que está devidamente equipado com material moderno e exigido no cuidado aos idosos, segundo a sua proprietária.
Hélia Pacheco adiantou entretanto que recebeu um contato da secretária Regional Mónica Seidi, que tem à sua responsabilidade a solidariedade social, e enviou ao respetivo departamento do Governo toda a documentação solicitada. Ainda não há qualquer resposta.
Neste momento a Residência Senior HP tem a seu cuidado 15 utentes, mas tem capacidade para 21 e recebe também idosos temporariamente, conforma as necessidades de cada família.
A Residência tem oito funcionários.
Hélia Pacheco considera que, embora se trate de um negócio privado, como qualquer outro sujeito às regras do mercado, depois de lançado o programa do Governo Novos Idosos, a procura baixou.
Manifestou-se ao INCENTIVO confiante numa solução a adotar brevemente, que possa dar tranquilidade aos idosos e às suas famílias.
Quanto a uma possível transferência dos utentes da Residência Senior HP para a Santa Casa da Misericórdia, já tentada pelos familiares, depara com o problema da lista de espera.