07 de Junho de 2024
João Bettencourt acusa Carlos Ferreira de incoerência na defesa do Faial
Rui Gonçalves

rui.incentivo@gmail.com
523
Presidente era um na oposição e é outro no poder

O vereador do Partido Socialista João Bettencourt interpelou o presidente da Câmara sobre a ausência de uma posição do município em relação aos problemas que a SATA tem vivido nos últimos dias.

Na reunião que teve lugar ontem à tarde, o vereador da oposição utilizou diversas citações de afirmações feitas pelo presidente da Câmara em nome do PSD, quando estava na oposição, denunciando as deficiências do serviço da companhia então prestado à ilha do Faial. As críticas incluíam também, para além das ligações entre Lisboa e a Horta, os transportes marítimos.

Reproduzimos aqui algumas dessas citações.

“As incidências registadas sucessivamente degradaram por completo a confiança dos passageiros em fazerem uma reserva e a respetiva viagem sem sobressaltos relacionados com o atraso do voo, a chegada ao destino com toda a bagagem ou até o cancelamento da viagem. E isso por motivos que, muitas vezes, nada têm a ver com condições atmosféricas, mas sim com incapacidade de planeamento”.

“As dificuldades nas acessibilidades aéreas e marítimas, (…) continuam a afetar de forma grave a mobilidade dos residentes e o funcionamento da economia da ilha”.

“Falta visão e planeamento ao Governo Regional. O Faial poderia crescer e desenvolver-se a um ritmo muito superior e criar emprego que não está a ser criado, se a política de transportes o permitisse”.

“(…) incapacidade de exportação dos produtos locais e dificuldade que as pessoas têm para chegar à maior parte das ilhas dos Açores”.

“O sistema de transportes aéreos e marítimos que serve o Faial não gera confiança e fiabilidade em quem precisa deles. Pelo contrário, é neste momento um forte entrave à mobilidade das pessoas e ao desenvolvimento económico”.

“Os problemas ocorrem, ano após ano e com tanta frequência que já deixaram de ser incidências e passaram a ser a regra. Representam a incapacidade de trabalho do Governo Regional e dos administradores da sua confiança nomeados para as empresas públicas de transportes aéreos e marítimos”.

“Os Açores precisam de um novo Governo que tenha visão e perceba que numa região arquipelágica a política de transportes é o motor da economia e da criação de emprego. Sendo também a base para assegurar a mobilidade das pessoas que aqui vivem e que precisam de se deslocar, muitas vezes por motivos de saúde”.

Depois desta enumeração exaustiva de argumentos, defendidos por Carlos Ferreira no passado, o presidente da Câmara afirmou que continua a defender os interesses do Faial, em nome da Câmara Municipal, na função que agora desempenha como representante do povo.

João Bettencourt contrapôs que, se o presidente o faz, não se vê. Pelo menos de forma tão contundente como antes.

Quanto aos problemas concretos da SATA, Carlos Ferreira, agora na sua nova função, não resistiu a estender a mão à companhia que, disse, tem feito voos até à uma da manhã.

Confrontado também com exemplos de mau serviço da SATA concretamente à ilha do Faial, pelo vereador Luís Botelho, ontem presente na reunião, ao contrário do que tem sido habitual, Carlos Ferreira considerou que, sendo os problemas do presente comuns a todas as ilhas, se o Faial falasse agora isso retirar-lhe-ia credibilidade porque o problema é regional. “Não devemos fazer o papel de coitadinhos”, concluiu.

Luís Botelho contestou a visão do presidente da Câmara, dizendo que não devemos ter medo de defender a nossa ilha.

O vereador do Partido Socialista João Bettencourt interpelou o presidente da Câmara sobre a ausência de uma posição do município em relação aos problemas que a SATA tem vivido nos últimos dias.

Na reunião que teve lugar ontem à tarde, o vereador da oposição utilizou diversas citações d…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
João Castro continua de baixa e por isso está ausente do plenário
.
Governo Regional garante que operação da SATA Air Açores está totalmente reposta
.
Francisco César é candidato único à liderança do PS/Acores
.
Área de controlo no Atlântico pode reduzir emissões poluentes na zona marítima portuguesa
.