28 de Maio de 2024
Grua do porto do Varadouro parada durante 60 dias
Rui Gonçalves

rui.incentivo@gmail.com
854
Junta de Freguesia procura reduzir tempo de paragem

A Lotaçor divulgou a informação de que a grua do Varadouro vai estar inativa por um período estimado de 60 dias.

A Junta de Freguesia do Capelo está em contato com a empresa Lotaçor, responsável pela manutenção daquele equipamento, na tentativa de reduzir o tempo de paragem, adiantou ao INCENTIVO o presidente daquela autarquia.

Neste momento ainda não há novas informações. O que se sabe é que foi feita uma peritagem às condições técnicas da grua que determinaram a necessidade da sua manutenção.

Surgindo agora os trabalhos que exigem a paragem da grua, isso vai ter implicações na atividade do porto que, com a chegada do verão, se intensifica.

O presidente da Junta Nuno Rosa chama a atenção para o facto de abrir, já no início de junho, a época da apanha de lapas. O problema é que os apanhadores fazem-se normalmente acompanhar por um barco de apoio, o que está previsto na lei.

Nuno Rosa referiu ao jornal, para dar uma ideia do movimento do porto, que no ano passado a Lotaçor registou naquela estrutura portuária cerca de 13 toneladas do molusco.

Para além disso há dois pescadores profissionais a utilizarem o porto, com volumes de capturas consideráveis. Recorde-se que o Varadouro é um porto equipado com frio.

A alternativa é o porto de Castelo Branco ou o porto da Horta.

O autarca lembra que a sua Junta procurou alertar a tempo para a necessidade da manutenção e que a mesma não só podia ter sido realizada antes, como “deveria ter sido”.

A Lotaçor divulgou a informação de que a grua do Varadouro vai estar inativa por um período estimado de 60 dias.

A Junta de Freguesia do Capelo está em contato com a empresa Lotaçor, responsável pela manutenção daquele equipamento, na tentativa de reduzir o tempo de paragem, adiantou ao INCENTIVO o presidente daquela autarqu…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
João Castro continua de baixa e por isso está ausente do plenário
.
Feira Agrícola e Comercial este fim de semana em São Lourenço
.
Portugal 2030 com 589 ME executados e 1.269 ME aprovados até abril
.
Governo dos Açores ativa Fundo de Emergência Climática
.