24 de Maio de 2024
Plano dos Açores para este ano aprovado em votação final global na assembleia
Lusa

Autor do Artigo
414

O Plano Regional Anual dos Açores para 2024 foi hoje aprovado em votação final global, com 31 votos a favor do PSD, CDS-PP, PPM e Chega, 25 abstenções do PS, IL e PAN, e um voto contra do BE.

O Orçamento apresentado pelo executivo regional da coligação também foi aprovado na generalidade, por maioria, tendo o parlamento iniciado a sua discussão na especialidade.

O Plano Regional Anual foi aprovado por maioria, tal como aconteceu na votação na generalidade, com 23 votos a favor do PSD, cinco do Chega, dois do CDS-PP e um do PPM, um voto contra do BE e 23 abstenções do PS, uma abstenção do deputado da IL e outra do parlamentar do PAN.

A votação final global do documento aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa, na Horta, após quatro dias de discussão.

A iniciativa conjunta de PSD/CDS-PP/PPM e Chega que pretende dedicar 24,3 milhões de euros à “recuperação e requalificação” do hospital de Ponta Delgada, para que seja possível, “no mais breve espaço de tempo, repor o normal funcionamento” da unidade, após o incêndio de 04 de maio, foi aprovada por unanimidade.

Daqueles 24,3 milhões de euros, a coligação que governa os Açores e o Chega pretendem que 20,6 milhões de euros sejam provenientes das verbas do Orçamento do Estado, sendo o restante valor transferido de outras rubricas do Orçamento regional.

O parlamento também aprovou três propostas de alteração do PAN.

A proposta de Orçamento, que define as linhas estratégicas do executivo de coligação para este ano, contempla um valor de 2.045,5 milhões de euros, semelhante ao apresentado em outubro de 2023 (2.036,7 milhões).

É a segunda vez que o Governo Regional de coligação, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, apresenta uma proposta de Plano de Investimentos para este ano, depois de a anterior ter sido rejeitada – tal como o Orçamento - na Assembleia Legislativa, em novembro, com os votos contra de PS, BE e IL e a abstenção de Chega e PAN, o que levou o Presidente da República a convocar eleições antecipadas.

 

O Plano Regional Anual dos Açores para 2024 foi hoje aprovado em votação final global, com 31 votos a favor do PSD, CDS-PP, PPM e Chega, 25 abstenções do PS, IL e PAN, e um voto contra do BE.

O Orçamento apresentado pelo executivo regional da coligação também foi aprovado na generalidade, por maioria, …





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
João Castro continua de baixa e por isso está ausente do plenário
.
Açores têm pela primeira vez três deputados no Parlamento Europeu
.
Portugal 2030 com 589 ME executados e 1.269 ME aprovados até abril
.
Área de controlo no Atlântico pode reduzir emissões poluentes na zona marítima portuguesa
.