09 de Maio de 2024
Conselho de Ilha do Faial dá parecer “globalmente positivo” ao Plano e Orçamento para 2024
Lusa

Autor do Artigo
394

O Conselho de Ilha do Faial emitiu um parecer “globalmente positivo” às antepropostas de Plano e Orçamento do Governo dos Açores para 2024, que serão discutidas e votadas no parlamento de 21 a 24 de maio.

“É um parecer globalmente positivo e favorável, à semelhança do que emitimos em outubro de 2023”, justificou a presidente do Conselho de Ilha do Faial, Teresa Ribeiro, em declarações aos jornalistas, acrescentando que a anteproposta do Plano é “muito idêntica” à proposta chumbada pelo parlamento em novembro do ano passado.

No caso da ilha do Faial, a anteproposta de Plano para 2024 prevê quase 80 milhões de euros de investimento público, um aumento superior a 1,6 milhões de euros, em comparação com a proposta chumbada em novembro.

“O Conselho de Ilha regista também com agrado investimentos que estão contemplados ou em andamento, e que são importantes para o Faial, como é o caso da 2.ª fase da variante à cidade da Horta, as obras de remodelação do hospital, a reabilitação do auditório da Escola Secundária Manuel de Arriaga ou as obras do Tecnopolo-Martec, já em curso”, sublinhou Teresa Ribeiro.

A presidente do Conselho de Ilha do Faial lembrou, no entanto, haver investimentos que continuam a estar adiados e também relevantes, como aqueles que estão relacionados com o reordenamento do porto da Horta.

“Um desses investimentos são as estruturas da marina da Horta, como os pontões [que necessitam de ser substituídos], e também a dragagem do saco do porto da Horta”, justificou, lembrando ainda a necessidade de aquisição de “um novo pórtico para a alagem das embarcações, tendo em vista a melhoria da operacionalidade e da segurança dos operadores”.

Os conselheiros faialenses continuam a reivindicar, por outro lado, intervenções na repavimentação das estradas regionais, a conclusão das obras de reabilitação da ermida e do solar da Quinta de São Lourenço e o arranque das obras da 2ª fase da Escola Básica e Integrada da Horta.

A proposta de Plano do Governo dos Açores para 2024 prevê um investimento público de 740 milhões de euros, que poderá chegar aos 900 milhões, somando outros fundos.

Já o Orçamento do executivo, que inclui as receitas e as despesas, ascende a dois mil milhões de euros.

O Conselho de Ilha do Faial emitiu um parecer “globalmente positivo” às antepropostas de Plano e Orçamento do Governo dos Açores para 2024, que serão discutidas e votadas no parlamento de 21 a 24 de maio.

“É um parecer globalmente positivo e favorável, à semelhança do que emitimos em outubro…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Morreram 49 pessoas afogadas até 30 de abril, o valor mais alto desde 2017
.
IPMA alerta para aumento de caravelas-portuguesas nos Açores e no continente
.
Júlio Rosa é o autor da Marcha da Semana do Mar 2024
.
Tudo a postos para o arranque do XXXV Rali Ilha Azul - Cidade Mar
.