16 de Abril de 2024
Dia Mundial da Terra é assinalado na segunda-feira
Lusa

Autor do Artigo
91

Mais de 100 atividades destacando a importância do oceano para a vida no planeta já começaram a decorrer em Portugal no âmbito do Dia Mundial da Terra, que se assinala na segunda-feira, indicou a Fundação Oceano Azul.

Em comunicado, a fundação criada pela Sociedade Francisco Manuel dos Santos e proprietária do Oceanário de Lisboa adianta que “o oceano é a nossa terra” volta a ser o tema das iniciativas que apoia desde 2020 a propósito do também conhecido como Dia Internacional da Mãe Terra e que este ano se realizam até dia 24.

As atividades “para sensibilizar, educar e despertar a curiosidade para a proteção” dos oceanos, que decorrem “de norte a sul do país e ilhas”, foram planeadas por mais de 70 associações, organizações não-governamentais (ONG), entidades e organizações públicas e privadas.

Concursos, desafios, ‘quizzes’ ou jogos; aulas de surf; cursos e ‘workshops’; exposições e exibições artísticas; limpezas de praia, margens de rios e subaquáticas; palestras, seminários e conferências fazem parte do programa de celebrações divulgado pela Oceano Azul.

Previstas estão, entre outras, uma iniciativa sobre ‘Biodiversidade e cadeias alimentares’, que começou na segunda-feira e vai decorrer até dia 19 no Observatório do Ambiente dos Açores - Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, e uma ação de Limpeza e Sensibilização no estuário do Sado, organizada pelo - NIAT Grupo de Proteção Ambiental e que se realiza na quarta-feira, assim como, no dia 20, uma atividade de monitorização de lixo marinho e limpeza na praia da Cruz Quebrada. A Problemática da Pesca Fantasma é o tema da iniciativa planeada pela organização de conservação do ambiente Ghost Diving Portugal para dia 24.

O objetivo é “demonstrar que é possível combater e contribuir para resolver os problemas atuais que o oceano enfrenta ao unir, numa celebração conjunta, organizações que atuam na área da conservação do oceano, sensibilizando a sociedade para a importância do oceano no equilíbrio planetário”, refere a fundação.

O Dia Mundial da Terra, comemorado pela primeira vez em 1970, é assinalado todos os anos em mais de 190 países, numa manifestação do compromisso com a proteção e a necessidade de preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade do planeta.

A organização EARTHDAY, que visa mobilizar a sociedade civil, estabeleceu como tema para o Dia Mundial da Terra 2024 “Planeta versus Plásticos”, indicando no seu ‘site’ que se exige “uma redução de 60% na produção de TODOS os plásticos até 2040”.

A EARTHDAY.ORG “é inabalável” no seu “compromisso de acabar com os plásticos em prol da saúde humana e planetária”, refere.

Mais de 100 atividades destacando a importância do oceano para a vida no planeta já começaram a decorrer em Portugal no âmbito do Dia Mundial da Terra, que se assinala na segunda-feira, indicou a Fundação Oceano Azul.

Em comunicado, a fundação criada pela Sociedade Francisco Manuel dos Santos e proprietá…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Câmara adjudica elaboração de projeto para ampliação da pista do aeroporto
.
Governo dos Açores restringe quantidades permitidas para capturas do atum patudo
.
Pena suspensa e perda de mandato para autarca açoriano por peculato
.
PCP/Açores diz que “reina a confusão” nos transportes aéreos da região
.