16 de Abril de 2024
Crise sísmica na Terceira com valor anormal apenas de sismicidade
Lusa

Autor do Artigo
488

A crise sísmica em curso na ilha Terceira centra-se na zona do vulcão de Santa Bárbara, mas não apresenta nenhum valor anormal além da sismicidade, disse ontem a presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica.

Em declarações à Lusa, Gabriela Queiroz, do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), explicou que, na ilha Terceira, tem existido “uma atividade sísmica centrada essencialmente na zona do vulcão de Santa Bárbara”, que “já se vem sentindo de forma mais intensa desde de junho de 2022”.

“Temos elevado o nosso alerta para V2 (possível reativação do sistema — sinais de atividade moderada) desde essa altura e o que verificámos é que esta atividade sísmica tem-se manifestado por fases mais intensas e outras menos intensas. Estamos neste momento numa mais intensa”, afirma a responsável do CIVISA.

O vulcão de Santa Bárbara, na ilha Terceira, é considerado um vulcão ativo, tendo entrado em erupção, pela última vez, em 1761, apresentando duas caldeiras.

Desde 24 de junho de 2022 que a atividade sísmica no vulcão de Santa Bárbara se encontra “acima dos valores normais de referência”, com o nível de alerta científico V2.

Gabriela Queiroz não dissocia, “de todo [a crise], daquilo que se tem verificado no arquipélago desde há cerca de dois anos, ou da crise sísmica de São Jorge, e mesmo da atividade que se desenvolveu a oeste da ilha do Faial”.

A vulcanóloga ressalva que os sistemas de monitorização do CIVISA “não indicam variações significativas quer ao nível da deformação da costa, quer ao nível de libertação de gases vulcânicos”, sendo que o parâmetro que está “claramente acima da média é o da atividade sísmica”.

“Nós vamos sempre acompanhando o evoluir da situação no sentido de eventualmente se detetar algum sinal ou não”, aponta a vulcanóloga.

Questionada sobre se existem razões de preocupação, Gabriela Queiroz responde que se vive numa região “com sistemas vulcânicos ativos”, havendo que “estar consciente da situação”.

A crise sísmica em curso na ilha Terceira centra-se na zona do vulcão de Santa Bárbara, mas não apresenta nenhum valor anormal além da sismicidade, disse ontem a presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica.

Em declarações à Lusa, Gabriela Queiroz, do Centro de Informação e …





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Grua do porto do Varadouro parada durante 60 dias
.
Rúben Rodrigues e António Costa vencem XXXV Rali Ilha Azul – Cidade Mar
.
BE critica Governo dos Açores por “não mover uma palha” para evitar abismo na saúde
.
IL diz que não houve “mudança de paradigma” na política regional
.