Uma bebé nasceu ontem a bordo de um avião da Força Aérea Portuguesa (FAP) no trânsito entre as ilhas de Santa Maria e São Miguel.
Segundo a nota de imprensa, às 8h05 “uma nova vida nasceu a bordo de um avião da Força Aérea em pleno Oceano Atlântico”.
De acordo com a FAP, o avião C-295M “tinha acabado de descolar da ilha de Santa Maria, em direção a São Miguel, quando uma menina bebé decidiu que era o momento de nascer”.
A tripulação da Esquadra 502 – “Elefantes”, em alerta permanente na ilha Terceira, tinha sido ativada para realizar o transporte de uma grávida de 35 anos e 35 semanas de gestação, com contrações de dois em dois minutos.
“Dez minutos depois de descolar, a bebé nasceu a bordo do avião da Força Aérea, em pleno Oceano Atlântico”, refere a FAP.
Este é já o 4.º nascimento a bordo do avião C-295M da FAP desde que entrou em operação em 2009, sendo que, numa das missões, nasceram duas gémeas.
Trata-se do 35.º nascimento a bordo de aeronaves da FAP, tendo o primeiro ocorrido em 13 de julho de 1993, num avião C-212 Aviocar, lê-se na nota.
No primeiro trimestre de 2024, a FAP realizou 126 transportes médicos, “contribuindo para que 183 pessoas recebessem cuidados médicos diferenciados”.
Desses, 113 doentes foram transportados entre ilhas dos Açores, 48 entre ilhas da Madeira, 16 entre os Açores e o continente e quatro entre a Madeira e o continente, especificou a FAP.