O novo executivo açoriano deverá apresentar o Programa do Governo na próxima semana e discuti-lo na seguinte, revelou hoje o presidente do executivo, que garantiu que será ele a assumir a negociação com os partidos políticos na Assembleia Legislativa.
“Quer em debate parlamentar, quer em campanha eleitoral, fui claro nessa matéria. Sou eu que lidero as conversações e as negociações, no quadro da governabilidade, e isso não implica diminuir a importância parlamentar, razão pela qual, aliás, há um membro do Governo que tratará dos Assuntos Parlamentares, mas as negociações são assumidas na primeira pessoa por mim enquanto presidente do Governo”, afirmou o presidente indigitado do executivo açoriano, José Manuel Bolieiro.
O líder do PSD/Açores e da coligação PSD/CDS/PPM, que venceu as eleições legislativas regionais no dia 4 de fevereiro, sem maioria absoluta, e foi indigitado como presidente do XIV Governo Regional dos Açores, no dia 20, falava à saída de uma reunião com o representante da República para os Açores, em Angra do Heroísmo, em que entregou a composição no novo executivo.
Depois de ter revelado os nomes dos membros do novo executivo, José Manuel Bolieiro disse aos jornalistas que contava apresentar o Programa do Governo na semana da tomada de posse, que está agendada para segunda-feira, e discuti-lo na semana seguinte, já depois das eleições legislativas nacionais de 10 de março.