21 de Fevereiro de 2024
21 de fevereiro
Rui Gonçalves

rui.incentivo@gmail.com
190

1513 – Morre, aos 69 anos, o italiano Giuliano della Rovere, Papa Júlio II.

1548 - É inaugurado o Colégio das Artes.

1677 – Morre, com 44 anos, o filósofo holandês Benedict de Spinoza, Benedictus, Bento de Espinosa, descendente de judeus portugueses, autor de "Ética" e "Tratado Teológico-político".

1795 - A Ilha de Ceilão passa para o domínio britânico.

- É estabelecida a liberdade de religião em França.

1838 - O inventor norte-americano Samuel Morse faz a primeira demonstração pública do telégrafo.

1848 - É publicado o “Manifesto Comunista”, de Karl Marx e Friedrich Engels.

1863 – Nasce o pintor naturalista português Carlos Reis.

1886 - Latino Coelho, membro da Câmara dos Pares do Reino, assume-se republicano em plena sessão parlamentar.

1907 - As empresas Mathieu Lougan e Paiva & Irmãos formam a companhia de Viação Eléctrica do Porto, dando assim início ao transporte eléctrico na cidade.

1916 - Grande Guerra de 1914-1918. Começa a Batalha de Verdun, em França, a mais longa e sangrenta do conflito.

1922 - Termina o protetorado britânico no Egito.

1925 – Sai o primeiro número da revista norte-americana "The New Yorke".

1961 - O Presidente francês, Charles de Gaulle, propõe a formação da União Latina mundial.

1965 – O líder negro norte-americano Malcolm Little, Malcolm X, 39 anos, é assassinado em Nova Iorque. Foi um dos maiores defensores do Nacionalismo Negro nos Estados Unidos.

1968 - O vespertino lisboeta "A Capital" regressa às bancas, depois da suspensão em 1926.

1970 - A União Nacional, partido único da ditadura, muda o nome para Acção Nacional Popular. Marcello Caetano substitui a expressão "Estado Novo" pela de "Estado Social".

- Guerra do Vietname. O secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger inicia contactos internacionais para a paz, a par das negociações de Paris, que culminarão em 1972.

1972 - O Presidente norte-americano, Richard Nixon, inicia uma visita de sete dias à China, a primeira viagem de um Presidente dos EUA, desde 1949.

1974 - Começa o V Congresso do Povo da Guiné, que decorrerá até 10 de abril.

- A polícia de choque reprime, em Lisboa, uma manifestação contra a guerra colonial.

1985 - A URSS e a Agência Internacional de Energia Atómica assinam o acordo de Viena, que permite a inspeção internacional de instalações nucleares soviéticas.

1986 – Toma posse o primeiro diretor do Serviço de Informações de Segurança, Ramiro Ladeiro Monteiro.

1988 - Vítor Constâncio é reeleito, no VII congresso, secretário-geral do PS.

1991 – Morre, aos 71 anos, a bailarina britânica Margaret Evelyn Hookham, Margot Fontaine.

1997 – A Assembleia da República aprova a alteração da antiga Lei para a despenalização do aborto, apresentada pelo deputado do PS Strecht Monteiro.

1999 – Morre, aos 84 anos, o pintor, escultor e poeta português José Rodrigues.

2001 – O Papa João Paulo II investe 44 novos cardeais, entre eles os portugueses José Policarpo, patriarca de Lisboa, e José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos.

2002 - É assassinado, aos 38 anos, Daniel Pearl, jornalista norte-americano do Wall Street Journal, sequestrado no Paquistão, a 23 de janeiro.

2003 - o primeiro-ministro croata, Ivica Racan, entrega o pedido oficial da Croácia de adesão à União Europeia.

2004 – Morre, aos 91 anos, Maria Helena de Freitas, musicóloga, divulgadora, autora do programa A Voz e os Seus Intérpretes na RDP-Antena 2.

- Morre, com 73 anos, o comediante e humorista francês Alex Métayer.

2005 – Morre Guillermo Cabrera Infante, escritor cubano exilado, autor de "Três Tristes Tigres". Em 1997, foi distinguido com o Prémio Cervantes, um dos mais importantes prémios literários da língua espanhola. Tinha 75 anos

- Manifestação em Beirute contra o Governo libanês pró-sírio mobiliza cerca de cem mil pessoas, que pedem a demissão do primeiro-ministro Omar Karamé.

2006 - O Presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmud Abbas, encarrega o dirigente do movimento radical Hamas Ismail Haniyeh de formar governo.

- É confirmada a presença do vírus H5N1 da gripe das aves na Hungria.

2007 – A Direção-Geral de Saúde anuncia o segundo caso humano da variante da doença de Creutzfeldt-Jacob, doença das vacas loucas, em Portugal.

- Morre, aos 87 anos, Alfonso AlfredViola, Al Viola, guitarrista norte-americano. Trabalhou mais de 25 anos com Frank Sinatra, em êxitos como “My way” e “Strangers in the night”. Tocou mandolim na banda sonora de “O Padrinho”.

2008 - O Governo aprova o decreto referente à autonomia, administração e gestão escolar, que pretende abrir as escolas à participação das suas comunidades locais.

- Morre, aos 66 anos, a feminista Madalena Barbosa, fundadora do Movimento de Libertação das Mulheres. A ativista dedicou a vida a defender os direitos das mulheres e a igualdade de género.

2009 – Morre, aos 85 anos, o escultor Lagoa Henriques.

- Morre, com 66 anos, José Megre, engenheiro mecânico, impulsionador do todo-o-terreno em Portugal e responsável pelo aparecimento da Baja Portalegre, em 1987, e da Baja Portugal, em 1988, prova que é conhecida como Rali Transibérico.

2012 – Os ministros das Finanças da zona euro chegam a um acordo sobre o segundo programa de ajuda à Grécia, no valor de 130 mil milhões de euros e ainda um perdão parcial da dívida grega, para 120,5 por cento do PIB até 2020 (contra os 160 por cento atuais).

- Morre, com 89 anos, Manuel Falcão, bispo emérito de Beja.

2013 – Morre, aos 74 anos, o realizador russo Alexei German.

- Morre, aos 75 anos, o norte-americano Magic Slim, uma das figuras mais representativas do "blues" elétrico de Chicago.

2014 - O parlamento da Ucrânia aprova por ampla maioria a reposição da Constituição de 2004, que limita os poderes do Presidente, uma das principais exigências da oposição.

2015 - O administrador da farmacêutica Octapharma Paulo Lalanda Castro é constituído arguido no âmbito da “Operação Marquês”, depois de ter sido ouvido, “a seu pedido”, pelo procurador Rosário Teixeira.

– Morre, aos 81 anos, o tunisino Luca Ronconi, considerado um inovador do teatro contemporâneo tanto italiano como europeu.

2017 - Morre Miguel Pacheco, primeiro presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

2019 – Morre, aos 94 anos, Stanley Donen, realizador norte-americano que dirigiu “Serenata à Chuva”.

2020 – O cardeal português José Tolentino Mendonça é nomeado pelo Papa Francisco como membro do Conselho Pontifício da Cultura.

- Um cidadão italiano de 78 anos infetado com o novo coronavírus morre, na região de Veneto, em Itália, tornando-se na primeira vítima mortal naquele país devido à covid-19 e a segunda na Europa.

- Morre, aos 69 anos, Ilídio Pinto Leandro, antigo bispo de Viseu.

- Morre, com 61 anos, João Ataíde das Neves, deputado do PS, antigo presidente da Câmara da Figueira da Foz e ex-secretário de estado do Ambiente.

- Morre, aos 78 anos, Vasco Pulido Valente, pseudónimo de Vasco Valente Correia Guedes, ensaísta, escritor, historiador e comentador político. Foi secretário de Estado da Cultura do governo de Sá Carneiro.

2021 – Morre, aos 81 anos, Jean-Pierre Tailhade, ator e encenador francês, esteve na fundação do Théâtre du Soleil, na década de 1964. Em Portugal, fez parte do grupo Comuna - Teatro de Pesquisa, ao lado de nomes como João Mota, Carlos Paulo e Manuela de Freitas.

2022 - O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconhece a independência dos territórios separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia e insta o parlamento a assinar os tratados que permitirão o apoio militar de Moscovo a estas autoproclamadas repúblicas. Ordena ainda a mobilização do Exército russo para “manutenção da paz” nos territórios separatistas pró-russos no leste da Ucrânia.

2023 – O fundador do grupo Wagner, Yevgeny Prigojin, acusa o Estado-Maior russo de “traição” por recusar-se a fornecer equipamento aos seus mercenários, na linha da frente no leste da Ucrânia.

- Morre, com 92 anos, Pedro Martins de Lima, considerado o ‘pai’ do surf em Portugal.

1513 – Morre, aos 69 anos, o italiano Giuliano della Rovere, Papa Júlio II.

1548 - É inaugurado o Colégio das Artes.

1677 – Morre, com 44 anos, o filósofo holandês Benedict de Spinoza, Benedictus, Bento de Espinosa, descendente de judeus portugueses, autor de "Ética" e "Tratado Teológico-político".

1795 -…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
CDS denuncia situações irregulares no parque habitacional do Faial
.
Quinze viagens canceladas devido à greve entre 8 e 14 de abril
.
Bebé nasce nos Açores a bordo de avião da Força Aérea
.
Dia Mundial da Terra é assinalado na segunda-feira
.