1513 – Morre, aos 69 anos, o italiano Giuliano della Rovere, Papa Júlio II.
1548 - É inaugurado o Colégio das Artes.
1677 – Morre, com 44 anos, o filósofo holandês Benedict de Spinoza, Benedictus, Bento de Espinosa, descendente de judeus portugueses, autor de "Ética" e "Tratado Teológico-político".
1795 - A Ilha de Ceilão passa para o domínio britânico.
- É estabelecida a liberdade de religião em França.
1838 - O inventor norte-americano Samuel Morse faz a primeira demonstração pública do telégrafo.
1848 - É publicado o “Manifesto Comunista”, de Karl Marx e Friedrich Engels.
1863 – Nasce o pintor naturalista português Carlos Reis.
1886 - Latino Coelho, membro da Câmara dos Pares do Reino, assume-se republicano em plena sessão parlamentar.
1907 - As empresas Mathieu Lougan e Paiva & Irmãos formam a companhia de Viação Eléctrica do Porto, dando assim início ao transporte eléctrico na cidade.
1916 - Grande Guerra de 1914-1918. Começa a Batalha de Verdun, em França, a mais longa e sangrenta do conflito.
1922 - Termina o protetorado britânico no Egito.
1925 – Sai o primeiro número da revista norte-americana "The New Yorke".
1961 - O Presidente francês, Charles de Gaulle, propõe a formação da União Latina mundial.
1965 – O líder negro norte-americano Malcolm Little, Malcolm X, 39 anos, é assassinado em Nova Iorque. Foi um dos maiores defensores do Nacionalismo Negro nos Estados Unidos.
1968 - O vespertino lisboeta "A Capital" regressa às bancas, depois da suspensão em 1926.
1970 - A União Nacional, partido único da ditadura, muda o nome para Acção Nacional Popular. Marcello Caetano substitui a expressão "Estado Novo" pela de "Estado Social".
- Guerra do Vietname. O secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger inicia contactos internacionais para a paz, a par das negociações de Paris, que culminarão em 1972.
1972 - O Presidente norte-americano, Richard Nixon, inicia uma visita de sete dias à China, a primeira viagem de um Presidente dos EUA, desde 1949.
1974 - Começa o V Congresso do Povo da Guiné, que decorrerá até 10 de abril.
- A polícia de choque reprime, em Lisboa, uma manifestação contra a guerra colonial.
1985 - A URSS e a Agência Internacional de Energia Atómica assinam o acordo de Viena, que permite a inspeção internacional de instalações nucleares soviéticas.
1986 – Toma posse o primeiro diretor do Serviço de Informações de Segurança, Ramiro Ladeiro Monteiro.
1988 - Vítor Constâncio é reeleito, no VII congresso, secretário-geral do PS.
1991 – Morre, aos 71 anos, a bailarina britânica Margaret Evelyn Hookham, Margot Fontaine.
1997 – A Assembleia da República aprova a alteração da antiga Lei para a despenalização do aborto, apresentada pelo deputado do PS Strecht Monteiro.
1999 – Morre, aos 84 anos, o pintor, escultor e poeta português José Rodrigues.
2001 – O Papa João Paulo II investe 44 novos cardeais, entre eles os portugueses José Policarpo, patriarca de Lisboa, e José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos.
2002 - É assassinado, aos 38 anos, Daniel Pearl, jornalista norte-americano do Wall Street Journal, sequestrado no Paquistão, a 23 de janeiro.
2003 - o primeiro-ministro croata, Ivica Racan, entrega o pedido oficial da Croácia de adesão à União Europeia.
2004 – Morre, aos 91 anos, Maria Helena de Freitas, musicóloga, divulgadora, autora do programa A Voz e os Seus Intérpretes na RDP-Antena 2.
- Morre, com 73 anos, o comediante e humorista francês Alex Métayer.
2005 – Morre Guillermo Cabrera Infante, escritor cubano exilado, autor de "Três Tristes Tigres". Em 1997, foi distinguido com o Prémio Cervantes, um dos mais importantes prémios literários da língua espanhola. Tinha 75 anos
- Manifestação em Beirute contra o Governo libanês pró-sírio mobiliza cerca de cem mil pessoas, que pedem a demissão do primeiro-ministro Omar Karamé.
2006 - O Presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmud Abbas, encarrega o dirigente do movimento radical Hamas Ismail Haniyeh de formar governo.
- É confirmada a presença do vírus H5N1 da gripe das aves na Hungria.
2007 – A Direção-Geral de Saúde anuncia o segundo caso humano da variante da doença de Creutzfeldt-Jacob, doença das vacas loucas, em Portugal.
- Morre, aos 87 anos, Alfonso AlfredViola, Al Viola, guitarrista norte-americano. Trabalhou mais de 25 anos com Frank Sinatra, em êxitos como “My way” e “Strangers in the night”. Tocou mandolim na banda sonora de “O Padrinho”.
2008 - O Governo aprova o decreto referente à autonomia, administração e gestão escolar, que pretende abrir as escolas à participação das suas comunidades locais.
- Morre, aos 66 anos, a feminista Madalena Barbosa, fundadora do Movimento de Libertação das Mulheres. A ativista dedicou a vida a defender os direitos das mulheres e a igualdade de género.
2009 – Morre, aos 85 anos, o escultor Lagoa Henriques.
- Morre, com 66 anos, José Megre, engenheiro mecânico, impulsionador do todo-o-terreno em Portugal e responsável pelo aparecimento da Baja Portalegre, em 1987, e da Baja Portugal, em 1988, prova que é conhecida como Rali Transibérico.
2012 – Os ministros das Finanças da zona euro chegam a um acordo sobre o segundo programa de ajuda à Grécia, no valor de 130 mil milhões de euros e ainda um perdão parcial da dívida grega, para 120,5 por cento do PIB até 2020 (contra os 160 por cento atuais).
- Morre, com 89 anos, Manuel Falcão, bispo emérito de Beja.
2013 – Morre, aos 74 anos, o realizador russo Alexei German.
- Morre, aos 75 anos, o norte-americano Magic Slim, uma das figuras mais representativas do "blues" elétrico de Chicago.
2014 - O parlamento da Ucrânia aprova por ampla maioria a reposição da Constituição de 2004, que limita os poderes do Presidente, uma das principais exigências da oposição.
2015 - O administrador da farmacêutica Octapharma Paulo Lalanda Castro é constituído arguido no âmbito da “Operação Marquês”, depois de ter sido ouvido, “a seu pedido”, pelo procurador Rosário Teixeira.
– Morre, aos 81 anos, o tunisino Luca Ronconi, considerado um inovador do teatro contemporâneo tanto italiano como europeu.
2017 - Morre Miguel Pacheco, primeiro presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT).
2019 – Morre, aos 94 anos, Stanley Donen, realizador norte-americano que dirigiu “Serenata à Chuva”.
2020 – O cardeal português José Tolentino Mendonça é nomeado pelo Papa Francisco como membro do Conselho Pontifício da Cultura.
- Um cidadão italiano de 78 anos infetado com o novo coronavírus morre, na região de Veneto, em Itália, tornando-se na primeira vítima mortal naquele país devido à covid-19 e a segunda na Europa.
- Morre, aos 69 anos, Ilídio Pinto Leandro, antigo bispo de Viseu.
- Morre, com 61 anos, João Ataíde das Neves, deputado do PS, antigo presidente da Câmara da Figueira da Foz e ex-secretário de estado do Ambiente.
- Morre, aos 78 anos, Vasco Pulido Valente, pseudónimo de Vasco Valente Correia Guedes, ensaísta, escritor, historiador e comentador político. Foi secretário de Estado da Cultura do governo de Sá Carneiro.
2021 – Morre, aos 81 anos, Jean-Pierre Tailhade, ator e encenador francês, esteve na fundação do Théâtre du Soleil, na década de 1964. Em Portugal, fez parte do grupo Comuna - Teatro de Pesquisa, ao lado de nomes como João Mota, Carlos Paulo e Manuela de Freitas.
2022 - O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconhece a independência dos territórios separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia e insta o parlamento a assinar os tratados que permitirão o apoio militar de Moscovo a estas autoproclamadas repúblicas. Ordena ainda a mobilização do Exército russo para “manutenção da paz” nos territórios separatistas pró-russos no leste da Ucrânia.
2023 – O fundador do grupo Wagner, Yevgeny Prigojin, acusa o Estado-Maior russo de “traição” por recusar-se a fornecer equipamento aos seus mercenários, na linha da frente no leste da Ucrânia.
- Morre, com 92 anos, Pedro Martins de Lima, considerado o ‘pai’ do surf em Portugal.