1502 - Vasco da Gama parte de Lisboa para a segunda viagem ao Oriente, quatro anos após a primeira viagem.
1755 - Morre, aos 66 anos, Charles-Louis de Secondat, baron de La Brède et de Montesquieu, Charles de Montesquieu, filósofo, escritor e político francês, defensor da teoria da separação de poderes, na base da estrutura democrática do Estado, posterior à Revolução Francesa.
1763 - Adesão de Portugal ao Tratado de Paris, entre Espanha e França, põe termo à Guerra dos Sete Anos e estabelece a cedência à Inglaterra dos territórios do Canadá.
1774 - É abolida a Inquisição de Goa.
1792 - O príncipe João, futuro D. João VI, é nomeado Príncipe Regente de Portugal, devido ao debilitado estado de saúde mental de D. Maria I.
1842 - A Carta Constitucional é restabelecida, depois de ter sido substituída pela Constituição de 1822, revista em 1838, após a Revolução de setembro.
1898 - Nasce o dramaturgo alemão Eugen Berthold Friedrich Brecht, Bertolt Brecht, autor de "Mãe Coragem".
1912 – Morre, com 84 anos, o cirurgião inglês Joseph Lister, fundador da medicina antisséptica e pioneiro da medicina preventiva.
1942 - O primeiro disco de ouro da indústria discográfica é atribuído ao chefe de orquestra norte-americano Glenn Miller.
1961 - Luta armada pela independência de Angola. Seis dias depois dos primeiros confrontos regista-se um novo ataque em Luanda, à cadeia de São Paulo.
- O paquete “Funchal” é lançado ao mar na Dinamarca, país onde foi construído sob encomenda da empresa da Empresa Insulana de Navegação e seguindo o projeto do Almirante Rogério d’Oliveira.
1965 - Morrem 30 pessoas no incêndio de um comboio perto de Saragoça.
1969 - Os EUA, o Reino Unido e a França rejeitam as restrições alemãs sobre a entrada em Berlim Ocidental.
1976 - É lançado o semanário português “O Diabo”.
1979 – Morre, com 69 anos, Edward Kardelj, ideólogo do sistema político jugoslavo e um dos fundadores da liga comunista do país.
1980 – É fundado o Partido dos Trabalhadores, no Colégio Nossa senhora de Sio, uma escola católica centenária localizada num dos bairros mais exclusivos de São Paulo, no Brasil.
1981 - Juan Carlos de Espanha nomeia o antigo industrial Leopoldo Calvo Sotelo primeiro-ministro, em substituição de Adolfo Suarez.
1983 - A União Geral de Trabalhadores (UGT) passa a membro de pleno direito na Confederação Europeia de Sindicatos.
1985 - Nelson Mandela, dirigente do ANC, rejeita a oferta de libertação condicional apresentada pelo Governo branco da África do Sul.
1986 - Começa em Palermo, na Sicília, o julgamento de 474 pessoas da Cosa Nostra, culminando a luta da justiça italiana contra a organização mafiosa.
1987 - É denunciada a situação de fome e sede de palestinianos cercados pela milícia xiita Amal, num campo de refugiados, em Beirute.
1992 - O escritor português Miguel Torga recebe o Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores (APE). Na mesma data, a APE oficializa a candidatura do poeta ao Prémio Nobel da Literatura.
- Morre, com 70 anos, o escritor norte-americano Alex Haley, autor de "Raízes".
1995 - O Banco de Portugal autoriza a oferta pública de aquisição geral lançada pelo Banco Comercial Português sobre o Banco Português do Atlântico.
1998 - O Parlamento francês aprova a proposta governamental de redução do horário legal de trabalho de 39 para 35 horas semanais.
1999 - Xanana Gusmão é transferido da prisão de Cipinang para uma residência no centro de Jacarta, capital da Indonésia, onde permanece detido.
- Morre, aos 65 anos, a pintora portuguesa Maria de Lourdes Ribeiro, Maluda.
2003 - O ministro da Administração Interna timorense, Rogério Lobato, empossa em Díli os primeiros 65 administradores sub-distritais de Timor-Leste, numa iniciativa que para o executivo marca o início da “legitimação da autoridade” a nível da administração local.
- Morre, com 63 anos, o norte-americano Ron Ziegler, porta-voz da Casa Branca durante o escândalo politico Watergate.
2004 - O Parlamento francês aprova a proposta de lei, a entrar em vigor no ano letivo seguinte, que retira os símbolos religiosos dos estabelecimentos de ensino.
2006 - Os resultados definitivos das eleições legislativas de 15 de dezembro no Iraque dão a vitória, sem maioria absoluta, à lista xiita da Aliança Iraquiana Unificada, com 128 dos 275 lugares no Parlamento.
2008 – O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, recebe o doutoramento ‘honoris causa’ pela Universidade de León, em Espanha, o primeiro atribuído a um Chefe de Estado estrangeiro.
O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, é alvejado durante um ataque à sua casa por homens armados e é evacuado de avião para Darwin, em estado grave. O primeiro-ministro, Xanana Gusmão, também é atacado a caminho de Díli, mas não sofre nenhum ferimento. O major Reinado, líder de uma fação de militares rebeldes, morre na emboscada ao Presidente do país.
- Morre, aos 75 anos, o ator norte-americano Roy Scheider, celebrizado pelo papel do chefe da polícia Martin Brody no filme "O Tubarão".
2011 – O Estrela da Amadora, clube fundado em 1932, deixa de existir, com a divulgação, por parte do Tribunal de Comércio de Sintra, da decisão dos credores quanto ao plano de recuperação apresentado pelo administrador de insolvência. A 29 de setembro de 2009 tinha sido declarada a insolvência por dívidas.
- Morre, com 86 anos, o advogado e fundador do PS Alberto Oliveira e Silva.
2012 – Morre, com 86 anos, a pintora moçambicana Bertina Lopes, pintora moçambicana. Tinha 86 anos.
2013 – Morre, aos 73 anos, o chinês Zhuang Zedong, antigo jogador de ténis de mesa conhecido por ter promovido na década de 1970 a “diplomacia do ping pong” entre China e Estados Unidos.
2014 - Morre, aos 85 anos, a atriz norte-americana Shirley Jane Temple.
2015 – Morre, com 99 anos, Deng Liqun, antigo chefe de propaganda da China e feroz crítico das reformas económicas de Deng Xiaoping.
2016 – A Assembleia da República confirma por maioria absoluta as leis vetadas no final de janeiro pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, sobre a adoção por casais homossexuais e as alterações à lei da Interrupção Voluntária da Gravidez.
2017 - Pelo menos 17 pessoas morrem na cidade angolana do Uíge, norte do país, alegadamente ao forçarem a entrada no estádio municipal 04 de Janeiro, para assistirem ao jogo entre o Santa Rita de Cássia e o Recreativo de Libolo, na ronda inaugural do Girabola.
- Morre, aos 105 anos, Manuela de Azevedo, a primeira jornalista mulher a ter carteira profissional em Portugal. Em 2016 recebeu, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a Ordem da Instrução Pública.
2018 - Portugal conquista pela primeira vez o título de campeão europeu de futsal, em Ljubljana, na Eslovénia ao vencer a Espanha por 3-2.
2019 – Morre, aos 77 anos, Fernando Peres, antigo futebolista que passou, entre outros clubes, pelo Belenenses e Sporting.
2020 – Morre, aos 84 anos, Álvaro Barreto, engenheiro civil, ministro nos governos de Francisco Sá Carneiro, Francisco Pinto Balsemão, Mário Soares, Carlos Mota Pinto, Cavaco Silva e Pedro Santana Lopes, antigo presidente da Soporcel e da TAP.
- Morre, aos 66 anos, Lyle Mais, pianista e teclista de jazz norte-americano, fundador, com Pat Metheny, do grupo de jazz The Pat Metheny Group.
2021 – Morre, aos 82 anos, Enrique Pérez Díaz, mais conhecido como Pachín, antigo futebolista espanhol e campeão europeu pelo Real Madrid.
2023 - A primeira-ministra da Moldova, Natalia Gavrilita, demite-se e provoca a queda do Governo, justificando a decisão com as várias crises causadas pela invasão russa da Ucrânia.
- Morre, aos 91 anos, Carlos Saura, cineasta, escritor, fotógrafo e cineasta espanhol, realizador de filmes considerados míticos do cinema espanhol como "A Caça" (1965), "A prima Angélica" (1973) e "Ai, Carmela" (1990) ou dos documentários "Flamenco", “Tango” e "Fados".
- Morre, com 86 anos, Hugh Hudson, cineasta britânico, realizador de Momentos de Glória que venceu o Óscar para Melhor Filme em 1982.
- Morre, aos 35 anos, Kiernan Forbes, conhecido por AKA, compositor, produtor musical, cantor e empresário sul-africano, um dos ‘rappers’ mais populares da África do Sul.